Associação aponta sinais de recuperação na indústria

A indústria nacional começa a apresentar sinais mais consistentes de recuperação, segundo levantamento da Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil. Os dados da Taxa de Retração Industrial, divulgados em abril, indicam que em março houve uma queda de 10,1% no encerramento de portfólios de produtos no acumulado de 12 meses. Entre micro e pequenas empresas (MPEs), a retração foi de 10%, apontando para um ambiente de negócios mais estável.

A Taxa de Retração Industrial mede a quantidade de empresas que deixam de comercializar produtos ou serviços — ou seja, que encerram portfólios — e serve como um termômetro da tendência de encerramento de atividades no setor produtivo. Embora o indicador registre variações mensais, os dados de março reforçam uma percepção positiva: menos empresas estão encerrando linhas de produtos, o que indica maior maturidade na gestão, capacidade de adaptação após anos desafiadores e confiança renovada entre os empresários.

“A queda na taxa acumulada sugere uma indústria mais resiliente e adaptada ao novo cenário econômico, com empresários apostando na continuidade de seus negócios e ampliando sua atuação no mercado”, avalia a entidade.

Sobre a Taxa de Retração Industrial

Criado pela GS1 Brasil, o indicador é atualizado mensalmente e se tornou uma ferramenta de análise econômica tanto para o setor público quanto para a iniciativa privada. Ele considera o encerramento de portfólios de produtos pelas empresas como um indício de retração ou saída de mercado. Dessa forma, permite antecipar tendências e avaliar o grau de confiança do setor produtivo.

Quem é a GS1 Brasil

Fundada em 1983, a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil é uma organização multissetorial e sem fins lucrativos, voltada à promoção da automação e padronização de processos no país. Embora seja mais conhecida pela gestão dos códigos de barras usados em embalagens de produtos, sua atuação se estende a mais de 40 setores da economia, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, a competitividade das empresas e a segurança do consumidor.

Com mais de 59 mil empresas associadas — que, juntas, representam cerca de 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais — a GS1 Brasil tem papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico, promovendo iniciativas de sustentabilidade, rastreabilidade, integração de dados e digitalização dos negócios. Entre suas inovações mais recentes está o QR Code Padrão GS1, que amplia a transparência e o relacionamento entre empresas e consumidores.

O post Associação aponta sinais de recuperação na indústria apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.