Hipercarro elétrico impressiona ao rodar de cabeça para baixo

Em um feito que pode ser considerado um marco histórico para a indústria automotiva, hipercarro elétrico impressiona ao rodar de cabeça para baixo. Trata-se de uma prova de conceito que pairava sobre o segmento há décadas, e que agora pode abrir portas para possibilidades ainda mais incríveis e empolgantes.

O responsável por pilotar o carro neste momento especial foi Thomas Yates, cofundador e diretor-executivo da McMurtry Automotive, que comentou:

“Prender-se e dirigir de cabeça para baixo foi algo completamente fora do comum. Os 2.000 kg de downforce gerados pelo sistema de ventilação são verdadeiramente impressionantes — e é incrível mostrar o motivo pelo qual Spéirling continua batendo recordes mundo afora.

Para quem está por fora, há muito tempo circula a especulação de que carros de altíssimo desempenho, como os de Fórmula 1, são capazes (pelo menos em teoria) de serem dirigidos de cabeça para baixo.

O hipercarro Spéirling PURE VP1, da McMurtry Automotive, foi o detentor do novo recorde. Equipado com o sistema Downforce-on-Demand, o veículo pode acelerar, frear e fazer curvas com aderência muito superior aos dos concorrentes — mesmo em baixas velocidades ou parado.

Enquanto outros automóveis dependem de aerodinâmica em altas velocidades, o Spéirling cria a downforce instantaneamente, graças ao seu sistema de sucção inovador.

O downforce, para quem não conhece o termo, é uma pressão aerodinâmica responsável por “empurrar” o carro para baixo, aumentando a sua aderência ao solo.

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Com resultado impressionante, hipercarro elétrico impressiona ao rodar de cabeça para baixo

Sendo uma vantagem adicional deste modelo, o já mencionado Downforce-on-Demand fez toda diferença, porque usa um sistema de ventiladores que cria sucção a qualquer velocidade. Portanto, para alcançar o resultado almejado, é como se os ventiladores “grudassem” o carro no teto como um vácuo.

Yates dirigiu o hipercarro por uma rampa até uma plataforma giratória. Quando o piso rotacionou e inverteu completamente o veículo, vácuo o suficiente foi gerado para mantê-lo preso, superando a força de gravidade. O piloto pôde então prosseguir normalmente, sem apoios externos.

Além deste diferencial impressionante, o protótipo Spéirling PURE VP1 acelera de 0 a 100 km/h em somente 1,5 segundos, suportando curvas acima de 3G.

O protótipo usado desta vez está em uma fase de validação que antecede o modelo de produção, estando limitado a somente 100 unidades. O seu visual, com uma pintura especial em preto fosco com detalhes de falcão em gloss, homenageia o primeiro carro da McMurtry apresentado em Goodwood (2021).

Sua versão para clientes começará a ser entregue em 2026, com incrementos de bateria de 100 kWh — viabilizando até 20 minutos de uso intensivo em pista no ritmo de carros GT3.

E aí? O que achou da quebra de recorde com o carro de alto desempenho da McMurtry? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: McMurtry

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