Em busca de renovação de concessões, Enel muda logomarca no Brasil

A Enel anunciou nesta terça-feira, 15, uma mudança em sua logomarca no Brasil. O nome da empresa aparece agora como “Enel Brasil”, e as letras são preenchidas por um desenho da bandeira brasileira.

A transformação ocorre em meio à busca da companhia por assinar novas concessões de distribuição no país e após um período bastante negativo para a imagem da empresa, prejudicada por apagões sobretudo na cidade de São Paulo.

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O CEO global da empresa, Flavio Cattaneo, afirmou durante coletiva de imprensa no mês de março que a Enel espera renovar suas concessões de distribuição de energia elétrica. O primeiro contrato de da empresa a expirar é o da Enel Rio, em 2026. A companhia também opera no estado de São Paulo e no Ceará.

“Vamos modernizar a nossa infraestrutura, com foco em digitalização e resiliência da rede elétrica, além de ampliar nossas equipes em campo e aumentar a capacidade dos canais de atendimento”, afirma o CEO da companhia no Brasil, Antonio Scala, sobre um novo momento que estaria representado na mudança na logomarca.

A Enel divulgou um investimento de R$ 25,3 bilhões no Brasil, sendo R$ 24 bilhões em distribuição para o período de 2025 a 2027.

Apagões da Enel

Durante o ano de 2024, críticos da Enel acusaram a empresa de despreparo para lidar com as mudanças climáticas, com grandes apagões após chuvas e uma demora de dias para reestabelecer totalmente a energia.

Em novembro, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) chegou a aplicar uma multa no valor de R$ 13,3 milhões à Enel. O motivo apontado foi a “má prestações de serviço durante os apagões” registrados no dia 11 de outubro.

Na ocasião, o órgão de defesa do consumidor afirmou que se tratava da terceira penalização recebida pela Enel dentro do espaço de um ano, todas pelo motivo de má prestação de serviços em ocorrências de outros apagões.

[*com informações do Estadão Conteúdo]

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