AIE diminui projeção de demanda por petróleo mundial

Foto: refinaria de petróleo/Freepik

A AIE (Agência Internacional de Energia) reduziu suas projeções para o crescimento da demanda global de petróleo em 2025. Segundo relatório publicado nesta terça-feira (15), a AIE cortou projeção de consumo de bdp (barril de petróleo por dia) para 726 mil, ante estimativa de 1,03 milhão.

A baixa foi justificada pela companhia, devido as crescentes tensões deflagradas pela política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump. As políticas comerciais vacilantes do mandatário fizeram a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) diminuir suas perspectivas de procura na segunda-feira (14).

“Com árduas negociações comerciais previstas para ocorrer durante a suspensão de 90 dias das tarifas e possivelmente além disso, os mercados de petróleo enfrentarão momentos turbulentos, e incertezas consideráveis pairam sobre nossas previsões para este ano e o próximo”, segundo a AIE.

Os preços do petróleo caíram após o anúncio da AIE seguindo a OPEP, embora novas quedas tenham sido evitadas por Trump, ao sugerir novas isenções no futuro. As projeções da AIE continuam abaixo das da Opep, que previu aumento de 1,3 milhão de bpd na demanda tanto neste ano quanto no próximo.

EUA e o Petróleo

O secretário norte-americano de Energia, Chris Wright, disse na sexta-feira (11) que os EUA podem interromper exportações de petróleo Iraniano como parte de pressionar Teerã sobre seu programa nuclear, o anúncio ajudou a acalmar o mercado.

Os ativos de risco, como as ações e o petróleo, também receberam algum apoio após Trump ter dito que estava a ponderar uma modificação das tarifas de 25% impostas às importações de automóveis estrangeiros do México e de outros locais.

A AIE também revisou para baixo suas projeções de crescimento da economia mundial, para 2,4% em 2025 e 2,5% em 2026. Antes, as estimativas eram de altas de 3,1% em ambos os anos.

Opep reduz projeção de demanda por petróleo em 2025

Em seu relatório mensal mais recente, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou uma revisão para baixo na previsão de crescimento da demanda global de petróleo para o ano de 2025.

A estimativa foi reduzida em 150 mil barris por dia, agora projetando um aumento de 1,30 milhão de barris diários — número ainda robusto, mas inferior ao divulgado no mês anterior.

Essa mudança reflete tanto os dados atualizados do primeiro trimestre do ano quanto os efeitos das tarifas comerciais impostas pelos EUA. Vale lembrar que o tarifaço vêm aumentando a instabilidade no comércio global.

O post AIE diminui projeção de demanda por petróleo mundial apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.