
O fluxo de visitas nas lojas brasileiras recuou 2% em março, ante o mesmo mês do ano passado, reflexo de uma postura mais “cautelosa” do consumidor. Os dados compõem o OPV (Índice de Performance do Varejo), elaborado pela HiPartners em parceria com a FX Data Intelligence e a F360.
Essa cautela ficou ainda mais evidente durante o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Na semana da data, o movimento em shopping centers recuou 16% na comparação anual, o que gerou uma retração de 3% tanto no faturamento quanto nas vendas, como apontou o CEO da F360, Henrique Carbonell.
No acumulado do mês, as vendas recuaram 5% e o faturamento caiu 6%. Para o sócio da HiPartners, Eduardo Terra, mesmo com o avanço anual de 2,4% no varejo ampliado em janeiro, o desempenho do setor ainda é considerado modesto, principalmente nos segmentos mais sensíveis ao crédito.
Segundo Terra, o consumo segue pressionado por fatores macroeconômicos, como a inflação de alimentos, as altas taxas de juros e as recentes mudanças tributárias — entre elas, o programa Remessa Conforme.
A análise apontou ainda uma queda na atividade de compra, refletida no recuo de 1,1% no ticket médio geral.
Nos shopping centers, o ticket médio até cresceu 3,4%, mas o avanço não compensou as quedas nas lojas de rua (3,7%) e em regiões como o Sudeste (1,5%) e o Norte (1,8%), como apurou o Investing.
Vendas no varejo dos EUA cresce 1,4% em março
As vendas no Varejo dos EUA cresceram 1,4% em março ante fevereiro totalizando US$734,9 milhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Departamento do Comércio Americano. Na comparação anual, o índice teve alta de 4,6%.
As vendas excluindo automóveis subiram 8,8% em março. O crescimento foi veiculado a preocupação das famílias na compra de carros antes da escalada tarifária pelo presidente Donald Trump. Fevereiro assistiu uma alta não revisada no varejo de 0,2%.
Especialistas esperavam uma alta de 1,3% e foram surpreendidos com uma corrida ainda maior a concessionárias para “tentar vencer as tarifas”. Consumidores americanos também estão estocando outros produtos importados, segundo dados de agência de crédito norte-americanas.
O post Varejo: fluxo de visitas cai 2% em março com consumidor cauteloso apareceu primeiro em BPMoney.