Trump: tarifas sobre semicondutores ainda estão por vir 

Fonte: Abe McNatt

Apesar de uma suspensão de tarifas por 90 dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o embargo sobre semicondutores será anunciado em breve. A afirmação foi veiculada no domingo (13) com o mandatário alegando que vai adicionar flexibilidade a algumas empresas do setor. 

A fala indica que a decisão do republicano de excluir smartphones  e computadores de suas tarifas recíprocas com a China estão vigentes apenas no curto prazo.  “Queríamos descomplicar isso para muitas outras empresas porque queremos fabricar nossos chips, semicondutores e outras coisas nos EUA” afirmou o presidente.

Segundo apurou  a agência Reuters, Trump negou a tese de que smartphones produzidos fora do país serão beneficiados com a medida, mas acrescentou que é preciso mostrar flexibilidade “Ninguém deve ser tão rígido assim”, completou. 

Ainda no domingo, o presidente anunciou uma investigação comercial de segurança nacional no setor de semicondutores. “Estamos analisando os semicondutores e toda a cadeia de oferta de produtos eletrônicos nas próximas investigações da Tarifa de Segurança Nacional”, publicou ele nas mídias sociais.

Tarifas separadas

 Washington havia anunciado a exclusão da reciprocidade das tarifas na sexta-feira (11). A medida causou otimismo no setor com a esperança de que empresas poderiam escapar da escalada de relações comerciais com Pequim.

Contudo, o secretário de comércio de Trump, Howard Lutnick, deixou claro no domingo que os produtos de tecnologia essenciais da China enfrentarão novas taxas separadas, juntamente com os semicondutores, nos próximos dois meses.

“Eles estão dizendo que há isenção das tarifas, mas novas medidas chegarão provavelmente em um mês ou dois”, disse o secretário. Lutnick prevê que as taxas forçarão as empresas a produzirem os equipamentos em solo americano, em uma entrevista ao canal ABC.

“As novas tarifas não se enquadrarão nas chamadas tarifas recíprocas de Trump, segundo as quais os impostos sobre as importações chinesas subiram para 125% na semana passada”, disse ele.

O post Trump: tarifas sobre semicondutores ainda estão por vir  apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.