Café com BPM: bolsas caem enquanto Trump intensifica guerra comercial 

Foto: Canva

As bolsas globais estão enfrentando quedas expressivas no pré-mercado desta quarta-feira (9), um dia marcado por eventos significativos na guerra comercial.

Os produtos chineses importados pelos EUA sofreram um aumento de 104% no preço, agravando ainda mais o cenário econômico global.

Além disso, entraram em vigor as tarifas recíprocas mais altas anunciadas por Trump no Liberation Day.

Ainda a agenda quarta-feira (9) também marca o início da cobrança de uma taxa de 25% sobre veículos americanos imposta pelo Canadá, enquanto a União Europeia reúne seus membros para aprovar uma série de contramedidas em resposta à tarifa de 20% que afetou o bloco.

Pequim também ameaça intensificar as retaliações, com promessas de “lutar até o fim”. Com o mundo à beira de uma possível recessão, o Brasil já demonstra sinais de que não ficará imune aos impactos.

Embora inicialmente o mercado tenha se animado com a alíquota mínima de 10%, acreditando que o agronegócio poderia ser favorecido, o cenário de grandes incertezas gerou receios, e o dólar voltou a subir, alcançando R$ 6.

EUA

O agravamento da guerra comercial, com Trump elevando as tarifas sobre produtos chineses para até 104%, gerou reações negativas de investidores como Bill Ackman e levou economistas do JPMorgan e Goldman Sachs a revisarem para cima as chances de uma recessão nos EUA.

Esse cenário também complica a resposta do Fed (Federal Reserve), caso a escalada tarifária pressione ainda mais a inflação.

Embora os mercados tenham depositado suas esperanças em uma resolução por meio das negociações, a impressão atual é de que Washington e Pequim estão se aproximando de um impasse.

Além da implementação das novas tarifas, os investidores estarão atentos à divulgação da ata da reunião do Federal Reserve (Fed), marcada para as 15h (horário de Brasília).

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,58%

S&P 500 Futuro: -0,30%

Nasdaq Futuro: +0,12% 

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, o fechamento foi misto nesta segunda-feira, refletindo o impacto das tarifas específicas por país impostas pelos EUA.

As novas tarifas, que se somaram à tarifa básica de 10% implementada no sábado, resultaram em alguns produtos chineses alcançando uma tarifa cumulativa de até 104%.

Shanghai SE (China), +1,31%

Nikkei (Japão): -3,93%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,68%

Kospi (Coreia do Sul): -1,74%

ASX 200 (Austrália): -1,80%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas abriram em queda, pressionadas pela entrada em vigor das tarifas específicas dos EUA, embora os mercados ainda tentem manter o otimismo da sessão anterior.

Porém, na terça-feira, os mercados europeus encerraram o dia em alta, interrompendo uma sequência de quatro dias de perdas, impulsionados pela recuperação das ações na região Ásia-Pacífico, com as ações americanas também inicialmente se recuperando, embora tenham recuado no final do dia.

STOXX 600: -3,13%

DAX (Alemanha): -3,00%

FTSE 100 (Reino Unido): -2,75%

CAC 40 (França): -2,76%

FTSE MIB (Itália): -2,88% 

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (8) com  baixa de 1,32%, aos 123.931,89 pontos. O dólar comercial subiu 1,46%, a R$ 5,99.

A situação tarifária segue derrubando o Ibovespa, que nos últimos 5 pregões já perdeu mais de 5% devido ao temor dos investidores com a guerra comercial entre os EUA e a China.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 05h00 – Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de abril

▪️ 08h00 – FGV: IPC-S Capitais 1ª quadrissemana de abril

▪️ 08h30 – BC: Estoque de crédito de fevereiro

▪️ 09h00 – IBGE: Varejo e Índice de Preços ao Produtor (fev)

▪️ 11h00 – Abraciclo: Produção e vendas de motos de março

▪️ 11h00 – EUA/Deptº Comércio: Estoques no atacado (fev)

▪️ 11h30 – EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 4/4

▪️ 13h00 – Rússia/Rosstat: PIB do 4TRI

▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

▪️ 15h00 – EUA: Ata da reunião de março do Fed

▪️ 22h30 – China/NBS: CPI e PPI de março

Eventos

▪️ 10h00 – Haddad se encontra com o presidente do Comsefaz, Flávio Oliveira

▪️ 11h00 – Gabriel Galípolo (BC) se reúne com Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Luiz Marinho (Trabalho)

▪️ 13h00 – Honduras: Lula participa da abertura da IX Cúpula de Chefes de Estado da CELAC

▪️ 13h30 – EUA: Tom Barkin (Fed/Richmond) fala em evento

O post Café com BPM: bolsas caem enquanto Trump intensifica guerra comercial  apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.