DaVinci Resolve 20 recebe mais de 100 novidades, incluindo edição de timeline com IA

A Blackmagic Design anunciou o lançamento da versão DaVinci Resolve 20, atualização que traz mais de 100 novos recursos, com foco especial em ferramentas baseadas em inteligência artificial. O software, amplamente utilizado na indústria audiovisual como alternativa ao Adobe Premiere Pro, recebeu melhorias em todas as áreas – incluindo edição, corte, colorização, composição e áudio.

Dentre os destaques, provavelmente o principal é a ferramenta AI IntelliScript permite gerar automaticamente uma timeline a partir de um roteiro textual.

DaVinci Resolve 20 timeline IA
Imagem: Blackmagic Design/Reprodução

O sistema cruza o texto com a transcrição do áudio dos clipes presentes no projeto, selecionando automaticamente os melhores trechos e organizando na linha do tempo.

Versões alternativas de cada take são colocadas em faixas adicionais, facilitando a revisão por parte do editor.

Outra funcionalidade inédita é o AI Set Extender, que amplia cenas com base em comandos de texto.

  • Veja também: Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone com recursos de IA

Ao selecionar uma área de um quadro, o Resolve é capaz de gerar conteúdo visual adicional para preenchê-la, mesmo criando novos fundos por trás de objetos em primeiro plano. Esse recurso pode ser útil para ajustes de enquadramento ou remoção de elementos indesejados.

Mais ferramentas com IA na nova versão do DaVinci Resolve

Além disso, a versão 20 inclui ferramentas como:

  • AI Animated Subtitles, que gera legendas animadas sincronizadas com o áudio;
  • AI Multicam SmartSwitch, que organiza câmeras com base em quem está falando;
  • AI Audio Assistant, que cria uma mixagem de áudio automática com base na análise do material;
  • AI Detect Music Beats, que detecta batidas musicais e adiciona marcadores à linha do tempo.

O DaVinci Resolve 20 também introduz melhorias específicas para vídeos verticais, com interfaces otimizadas nas páginas de corte, edição e colorização.

Conteúdo Relacionado
Samsung apresenta nova linha de refrigeradores equipados com telas e IA

Lançamento

Samsung apresenta nova linha de refrigeradores equipados com telas e IA

A nova paleta de voiceover oferece gravação com recursos como isolamento vocal e nivelamento automático de diálogo. Já o editor de keyframes dedicado permite manipular curvas de animação diretamente na timeline.

Atualizações nas páginas de corte, edição e cor

Na página de corte, os usuários agora podem arrastar diretamente no visualizador para sobrescrever ângulos de câmera em tempo real, ativar modos de trim seguro e usar um mixer de áudio com medição de loudness profissional.

DaVinci Resolve 20 timeline IA
Imagem: Blackmagic Design/Reprodução

Na página de cor, a função Chroma Warp permite ajustar matiz e saturação com um único movimento. O recurso pode isolar regiões específicas da imagem para alterações mais controladas.

  • Veja também: Llama 4: Meta lança dois novos modelos de IA

Outras melhorias incluem suporte a streaming remoto em H.265 4:2:2 e visualização de grades de cor na página de composição (Fusion).

Avanços em composição e suporte a vídeo imersivo

A página Fusion passa a contar com ferramentas de composição com imagens profundas (deep image compositing), suporte completo a arquivos multilayer, e novos recursos de manipulação vetorial como Vector Warp e Vector Denoise.

DaVinci Resolve 20 timeline IA
Imagem: Blackmagic Design/Reprodução

Além disso, o DaVinci Resolve Studio 20 (versão paga do software) traz suporte ao formato Apple Immersive Video, utilizado no Apple Vision Pro, permitindo edição, gradação de cor e mixagem de áudio espacial de conteúdos capturados com a nova câmera URSA Cine Immersive.

O DaVinci Resolve 20 está disponível em versão beta pública gratuita, enquanto o DaVinci Resolve Studio 20 pode ser adquirido por US$ 295, sem modelo de assinatura. A lista completa de novidades está disponível no site oficial da Blackmagic Design.

Fonte: Blackmagic Design.

Conteúdo Relacionado
Alexa+ Amazon

Que confusão!

Amazon libera Alexa+ com IA, mas só nos EUA e sem vários recursos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.