Projeto Kuiper: Amazon lançará seus primeiros satélites para internet na América do Sul

Marcando uma etapa importante para a implementação de conectividade sem fio e internet de alta velocidade para mais pessoas, com o Projeto Kuiper, Amazon lançará seus primeiros satélites para internet na América do Sul.

Foi anunciado que a partir da próxima quarta-feira (9), serão iniciados os lançamentos para a implementação da constelação de satélites na qual a DIRECTV Latin America e a SKY Brasil estruturarão o mercado de internet nesta região.

A Vrio Corp. foi escolhida como uma parceira, viabilizando mais conectividade em toda região que será coberta. A experiência da Vrio Corp. e a parceria com a DIRECTV Latin America e da SKY Brasil foram fundamentais para o serviço começar a ser implementado no subcontinente sul-americano.

Dario Werthein, presidente da Vrio Corp., afirma: “O início dos lançamentos dos satélites do Projeto Kuiper da Amazon representa um marco fundamental de um serviço de alta qualidade que mudará o mundo, acabando com as fronteiras de conectividade e oferecendo uma alternativa melhor para milhões de pessoas”.

Werthein complementa o seu posicionamento: “A entrada desse serviço na América do Sul introduzirá um concorrente com diferenciais claros, impulsionando a inovação, melhorando a qualidade da internet e gerando um maior custo-benefício para as comunidades”.

Os ideais da Vrio Corp. para gerar inclusão digital foram um ponto em comum com a Amazon, tornando um impulsionador para o seu relacionamento atual, assim como com os ideais do Projeto Kuiper.

A primeira missão da iniciativa se chamará “KA-01” para Kuiper Atlas 1. Ela será lançada por meio de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Leia mais

  • Rede de satélite do Google promete detectar de incêndios florestais
  • Como a internet via satélite Starlink funciona no celular sem precisar de antena?
  • China e África do Sul criam link de satélite quântico intercontinental mais longo do mundo

Com início do Projeto Kuiper, Amazon lançará seus primeiros satélites para internet na América do Sul

Nesta fase inicial, serão implantados 27 satélites a uma altitude de 450 quilômetros acima da Terra.

Ao todo, para construir uma constelação de satélites, serão necessários mais de 80 lançamentos com mais de 3.200 satélites do Projeto Kuiper na órbita baixa da Terra.

Com o intuito de reduzir a visibilidade dos equipamentos para astrônomos que estão na Terra, serão instalados espelhos dielétricos desenvolvidos pela Kuiper para mitigar o problema.

A carga útil do Projeto Kuiper é uma das mais pesadas transportadas por um foguete Atlas V da ULA, necessitando de maior potência do foguete, com 5 (cinco) propulsores sólidos.

A partir do momento no qual os satélites se separarem do foguete, a equipe assumirá o controle do gerenciamento da constelação a partir do seu centro de operações norte-americanas, em Redmond, Washington.

O objetivo inicial da missão KA-01 é instalar os satélites em segurança, para então permitir que manobrem de forma independente e se comuniquem com a equipe técnica terrestre.

Em uma fase posterior, os satélites iniciarão etapas automatizadas para ascender lentamente à órbita designada de 630 km, se concentrando então no objetivo definitivo, que será a disponibilização de rede de ponta a ponta.

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: aboutamazon

Conteúdo Relacionado
Antena Starlink / fazendeiro Starlink / starlink brasil / anatel starlink

Vai aumentar!

Anatel vai decidir se libera mais satélites da Starlink, de Elon Musk, no Brasil

Conteúdo Relacionado
Starlink NÃO VAI acabar com as OPERADORAS e nem entregar internet DE GRAÇA!

Entenda como funciona

Starlink NÃO VAI acabar com as OPERADORAS e nem entregar internet DE GRAÇA!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.