Cataratas: Argentina recupera grades arrastadas pelas cheias anteriores

Trabalho acontece no trecho da margem argentina acima das Cataratas.

Trabalhadores da concessionária Iguazú Argentina estão fazendo, nesta semana, a retirada de grades arrastadas por cheias anteriores do Rio Iguaçu nas Cataratas.

Leia também:
Gasolina e diesel: quanto custa abastecer na Argentina em abril de 2025?

Os materiais, que ficaram retidos no leito do rio devido ao uso de cabos de aço, faziam parte da passarela argentina da Garganta do Diabo.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Operários durante a retirada das grades submersas na parte argentina do rio.
Operários durante a retirada das grades submersas. Foto: Gentileza/Iguazú Argentina

Em outubro de 2023, a vazão até 16 vezes acima do normal danificou severamente a estrutura da trilha, que teve de ser reconstruída. A reabertura ocorreu apenas em julho de 2024, com a reposição de parte das peças.

De acordo com a Iguazú Argentina, em períodos de baixa do rio, há condições operacionais para a retirada das grades metálicas submersas.

“Quando as condições hidrológicas permitem, a Iguazú Argentina e a Administração de Parques Nacionais (APN) coordenam e levam adiante essas tarefas para melhorar a estética da paisagem”, informa a concessionária.

Os trabalhos começam cedo, ainda antes da abertura do parque, tão logo a iluminação natural permite. Os operários usam cabos de segurança e outros equipamentos para evitar a exposição a riscos desnecessários.

Equipamentos de segurança utilizados pelos trabalhadores.
Equipamentos de segurança utilizados pelos trabalhadores. Foto: Gentileza/Iguazú Argentina

As grades resgatadas nesta semana estão no trecho do Rio Iguaçu acima das Cataratas. O local tem leito rochoso e profundidade menor que a de outros pontos, pois as águas se espalham por um grande arco em direção à margem argentina.

Conforme a concessionária, a passarela da Garganta do Diabo na Argentina tem 1.100 metros de extensão. Por estar mais exposta aos efeitos das cheias do que a passarela brasileira, o acesso costuma ser interrompido toda vez que a vazão sobe quatro vezes acima do normal.

O post Cataratas: Argentina recupera grades arrastadas pelas cheias anteriores apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.