Petrobras: mobilidade elétrica ‘está roubando pedaços do mercado de gasolina’

Foto: Fernanda Capelli/ BP Money

A mobilidade elétrica está “roubando pedaços do mercado de gasolina e diesel da Petrobras”, comentou Clarissa Palú, presidente da área de baterias e novas tecnologias da estatal, nesta terça-feira (1º). As declarações se referem aos planos da petroleira para esse segmento.

As falas ocorreram durante o painel “Transição energética do Brasil: oportunidade, desafios e o caminho para a COP30”, no BloombergNEF Forum, realizado em São Paulo.

Segundo Palú, o plano estratégico da Petrobras (PETR4) posiciona as baterias como uma nova área de negócios da companhia. Ela explicou que a otimização do portfólio da estatal também é uma prioridade no momento, com foco especial na geração e no armazenamento de energia.

Petrobras está de olho no leilão da Aneel

“Nesse contexto, temos olhado para o leilão como uma possibilidade. Empresas de óleo e gás estão se posicionando; não de forma drástica, mas a maioria tem investido em mobilidade e baterias”, afirmou Palú. A executiva se refeiru ao leilão de transmissão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), marcado para 31 de outubro, no qual serão licitados 11 lotes.

“A Petrobras está analisando o leilão. Queremos transformar a área de baterias em um negócio para a companhia. Temos planos relacionados à geração de energia renovável com baterias, ao próprio leilão e à mobilidade, que estamos estudando como entrar”, acrescentou.

Além disso, durante sua fala, a executiva reforçou que a Petrobras pretende consolidar o segmento de baterias como um negócio da estatal, destacando que há diversas aplicações possíveis. “A Petrobras tem uma vantagem competitiva porque já está posicionada na geração de energia”, concluiu.

Petrobras (PETR4) vai reduzir valor do querosene de aviação em 7,9%

Petrobras (PETR4) anunciou, nesta terça-feira (1º), uma redução de R$ 0,31 por litro no preço do querosene de aviação (QAV), o que representa uma queda de 7,9%. 

A presidente da empresa, Magda Chambriard, já havia indicado no evento de ontem que a companhia faria esse anúncio, embora sem detalhar o valor. 

No dia anterior (31), Chambriard também informou uma diminuição no preço do diesel, reduzido em R$ 0,17 por litro, equivalente a 4,6%.

O post Petrobras: mobilidade elétrica ‘está roubando pedaços do mercado de gasolina’ apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.