Paraguai convoca embaixador e suspende negociações com o Brasil sobre Itaipu

Chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, lê comunicado na sede do governo do país em Assunção.

O governo do Paraguai anunciou, nesta terça-feira (1.º), a convocação de seu embaixador em Brasília, bem como do embaixador do Brasil em Assunção. A medida ocorre após denúncia de espionagem de autoridades paraguaias pelo Brasil.

Leia também:
Presidente do Paraguai fala sobre novo Anexo C do Tratado de Itaipu

Em entrevista coletiva, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, disse ver o tema com preocupação. No entender de Lezcano, a situação, revelada pela imprensa brasileira, configuraria grave violação da soberania do país.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

De acordo com o portal UOL, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria invadido computadores utilizados por representantes do governo do Paraguai. A invasão buscaria obter dados sigilosos referentes às negociações sobre a usina de Itaipu.

Em nota emitida após a publicação da reportagem, o governo brasileiro confirmou que a operação, ordenada durante o governo de Jair Bolsonaro, de fato existiu.

“A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”, informa o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

“O atual diretor-geral da Abin encontrava-se, naquele momento, em processo de aprovação de seu nome no Senado Federal, e somente assumiu o cargo em 29 de maio de 2023”, complementa o texto.

“O governo do presidente Lula reitera seu compromisso com o respeito e o diálogo transparente como elementos fundamentais nas relações diplomáticas com o Paraguai e com todos seus parceiros na região e no mundo”, finaliza.

À época da espionagem, o Paraguai ainda estava sob a gestão do presidente Mario Abdo Benítez. Santiago Peña, o atual presidente, assumiu em 15 de agosto de 2023.

Reação do Paraguai

Em comunicado emitido nesta terça, o governo do Paraguai determinou, além da convocação dos embaixadores, a suspensão de negociações com o Brasil. Tais negociações envolvem o Anexo C do Tratado de Itaipu.

O anexo em questão, que completou 50 anos em abril de 2023, define as bases financeiras para o funcionamento da hidrelétrica binacional.

Anteriormente à denúncia, Brasil e Paraguai pretendiam concluir as conversações sobre a nova versão do Anexo C ainda no atual semestre.

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado do governo paraguaio:

Assunção, 1.º de abril de 2025.
COMUNICADO

Considerando o comunicado do governo da República Federativa do Brasil, emitido no dia de ontem (31), à tarde, que confirma uma ordem de ação de inteligência contra o Paraguai entre junho de 2022 e março de 2023.

Comunicamos à população as medidas que já tomamos no governo do Paraguai:

Convocamos para consultas, imediatamente, o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Angel Delgadillo, para que informe sobre os aspectos relacionados à ação de inteligência em assuntos do governo do Paraguai.

Convocamos o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes, para que ofereça explicações detalhadas sobre a ação de inteligência levada a cabo pelo Brasil.

O Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicação (MITIC) iniciou uma investigação detalhada dos eventos ocorridos entre junho de 2022 e março de 2023, uma vez que não existiu nenhum relatório do governo anterior a respeito.

Anunciamos também que ficam suspensas todas as negociações relacionadas ao Anexo C, até que o Brasil brinde os esclarecimentos correspondentes ao governo do Paraguai.

Texto publicado pelo governo do Paraguai
Íntegra do texto em espanhol, publicado pelo governo do Paraguai

O post Paraguai convoca embaixador e suspende negociações com o Brasil sobre Itaipu apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.