UFJF oferece capacitação para familiares de pacientes com Alzheimer

Alzheimer mulheres foto freepik

A Universidade de Juiz de Fora (UFJF), por meio do polo de projeto de extensão “Acolhendo e informando os cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer”, oferece 40 vagas em 14 oficinas com o objetivo de capacitar e instrumentalizar familiares de pessoas com transtorno neurodegenerativo progressivo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa Helenira Preta, na Rua Severino Meireles, 260, até o dia 4 de abril. O horário de atendimento é das 8h às 12h. As oficinas têm previsão de início no mês de maio.

O projeto de extensão tem como objetivo promover ações de cuidado à pessoa com doença de Alzheimer, por meio de atividades psicoeducativas que contribuam para uma melhor qualidade de vida. A iniciativa integra o Programa Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento da UFJF.

Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência em idosos e afeta a memória e a capacidade de pensar, sendo dividida em quatro estágios. Ela ocorre quando proteínas defeituosas se acumulam nos neurônios, levando à morte de células em áreas essenciais para a memória e o raciocínio. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores genéticos podem influenciar o quadro. 

Sem cura e de evolução lenta e progressiva, a doença exige cuidados integrais de profissionais e familiares para garantir  melhor qualidade de vida ao paciente.

  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui 

O post UFJF oferece capacitação para familiares de pacientes com Alzheimer apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.