Agronegócio: recuperações judiciais totais crescem 138% em 2024

Foto: Divulgação

As RJs (recuperações judiciais) no agronegócio brasileiro registraram recorde em 2024, com crescimento de 138% na comparação com 2023, totalizando 1.272 solicitações. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (1º) pelo Serasa Experian.

A alta nos pedidos ocorreu especialmente entre produtores rurais pessoa física, cujo número de solicitações avançou 350% na comparação anual, para 566 registros.

Segundo o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, vários fatores impactam a saúde financeira dos produtores e proprietários rurais, especialmente aqueles mais alavancados.

“A alta da taxa de juros, aliada ao aumento dos custos de produção com insumos agrícolas — que ficaram mais caros devido à inflação e à desvalorização cambial — foram alguns dos principais desafios. Além disso, tivemos o agravante das adversidades climáticas”, disse Pimenta, de acordo com o InfoMoney.

O ano passado foi marcado por uma histórica quebra da safra de grãos, que afetou, inclusive, produtores de Mato Grosso, após uma colheita recorde de soja e milho em 2023.

Contudo, instituições como o Banco do Brasil (BBAS3) chamaram atenção em 2024 para a chamada “advocacia predatória”, com produtores sendo incentivados a solicitar RJs antes de avançar em negociações com os bancos credores.

Comércio exterior brasileiro no agronegócio cresce e supera EUA

O Brasil consolidou sua posição como maior exportador mundial de commodities do agronegócio, ultrapassando os Estados Unidos e alcançando US$ 137,7 bilhões em exportações no ano passado.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento da produtividade, por safras recordes e pelo cenário global favorável, segundo estudo da Insper Agro Global.

O especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade, Sandro Marin, destaca que a disputa comercial entre Estados Unidos e China tem sido um fator determinante para a expansião do agro brasileiro.

“O Brasil se tornou o principal fornecedor de produtos agropecuários para a China, que busca alternativas diante das tarifas impostas aos produtos americanos”.

O post Agronegócio: recuperações judiciais totais crescem 138% em 2024 apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.