Petróleo fecha em queda com temor de guerra comercial

Petróleo Prio
Petróleo / Foto: Freepik/Petróleo

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira (28), com o temor de que a política tarifária de Donald Trump possa afetar a demanda global pela commodity. A apreensão no mercado aumentou após o presidente norte-americano anunciar um aumento nas taxas sobre a importação de automóveis, além da proximidade do prazo de 2 de abril para a divulgação de tarifas recíprocas sobre os parceiros comerciais dos EUA.

O petróleo tipo Brent — referência mundial — recuou 0,54%, cotado a US$ 73,63 por barril, na ICE. Já o WTI — referência norte-americana — caiu 0,80%, a US$ 69,36 por barril, na Nymex. Na semana, os contratos acumularam altas de 2,03% e 1,58%, respectivamente.

Apesar do recuo diário, a commodity registrou sua terceira semana consecutiva de valorização, impulsionada pela queda nos estoques de petróleo nos EUA e por novas restrições à indústria petrolífera da Venezuela e do Irã, como apontou o Valor.

Trump: EUA vão tarifar países que compram petróleo da Venezuela

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (24), que qualquer país que compre petróleo ou gás da Venezuela pagará uma tarifa de 25% sobre as negociações feitas com os americanos. A afirmação foi feita em sua rede social ‘Truth’, e a tarifa secundária entrará em vigor em dois de abril.

Trump afirmou que a Venezuela enviou milhares de criminosos ao país do republicano e que o governo latino-americano tem sido hostil aos EUA e às liberdades defendidas pelo mesmo. A ameaça, semelhante a uma sanção econômica sobre o petróleo, afeta particularmente a China, uma grande compradora de petróleo do país sul-americano.

“Qualquer país que compre petróleo e/ou gás da Venezuela será forçado a pagar uma tarifa de 25% aos Estados Unidos em qualquer comércio que fizer com nosso país. Toda a documentação será assinada e registrada, e a tarifa entrará em vigor em 2 de abril de 2025, dia da libertação na américa”, escreveu Trump.

O post Petróleo fecha em queda com temor de guerra comercial apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.