Microsoft (MSFT34) anuncia que vai aposentar o Skype em maio

Microsoft
Microsoft / Foto: Divulgação

A Microsoft (MSFT34) anunciou nesta sexta-feira (28) que encerrará o Skype em maio, solicitando que os usuários migrem para o Microsoft Teams. A decisão vem após 14 anos da aquisição da plataforma de videochamadas.

Quando a Microsoft comprou o Skype em 2011, por US$ 8,5 bilhões, a aquisição foi considerada a maior da história da empresa até então. Além disso, a operação foi vista como estratégica para expandir sua presença no mercado de telefonia móvel, onde concorrentes como Apple (AAPL34) e Google (GOGL34) estavam à frente. Na época, o Skype tinha cerca de 170 milhões de usuários.

O aplicativo teve um leve crescimento em 2020, impulsionado pela pandemia, mas acabou perdendo espaço para rivais como Zoom, Slack e o próprio Microsoft Teams.

“O Skype foi parte fundamental da evolução das comunicações modernas. Também entendemos que mudanças podem ser desafiadoras”, afirmou Jeff Teper, presidente de aplicativos colaborativos e plataformas da Microsoft, segundo o Valor Econômico. “Estamos animados com as novas possibilidades que o Teams oferece e comprometidos em ajudar você a se manter conectado de maneiras novas e significativas”, acrescentou.

Apesar de sua importância no passado, o Skype nunca alcançou a popularidade esperada dentro do ecossistema da Microsoft e acabou sendo deixado de lado à medida que a empresa investiu no desenvolvimento do Teams.

Microsoft (MSFT34) anuncia chip de computação quântica para data centers

Microsoft (MSFT34) anunciou nesta quarta-feira (19) o lançamento de seu primeiro chip de computação quântica. Batizado de Majorana 1, o chip utiliza 8 qubits — os blocos fundamentais da computação quântica — em um pedaço de hardware do tamanho de um post-it. Segundo a empresa, a tecnologia tem potencial para, no futuro, hospedar até 1 milhão de qubits.

O lançamento representa um avanço significativo nos esforços da Microsoft para desenvolver dispositivos capazes de solucionar problemas além do alcance dos computadores convencionais. No entanto, no estágio atual, o chip consegue resolver apenas problemas matemáticos básicos que demonstram seu funcionamento. Ainda assim, engenheiros da Microsoft afirmam que a tecnologia já está avançada o suficiente para servir de base para futuras máquinas quânticas.

O anúncio também indica que os engenheiros da companhia encontraram uma maneira de implementar as partículas que possibilitam a computação quântica em um sistema com potencial para alimentar data centers e impulsionar avanços em áreas como química e assistência médica.

O post Microsoft (MSFT34) anuncia que vai aposentar o Skype em maio apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.