Modem 5G da Apple deverá ser fundido a SoCs principais a partir de 2028

Modem C1 da Apple

De acordo com informações do jornalista Mark Gurman na mais recente edição da newsletter “Power On” (da Bloomberg), a Apple demorará pelo menos quatro anos até concluir seus esforços relacionados aos seus chips da série C — mais precisamente, os modems 5G desenvolvidos pela própria empresa.

Como já havia sido apontado em outra ocasião, a Maçã tem uma espécie de road map envolvendo o componente, com a primeira etapa (o lançamento) tendo sido cumprida neste ano com o lançamento do chip C1, o qual equipa o recém-lançado iPhone 16e e que provavelmente também estará no “iPhone 17 Air”.

Posts relacionados

  • Modem “C2” já estaria sendo testado internamente pela Apple
  • Chip Wi-Fi 7 da Apple estará na linha “iPhone 17”, aponta Kuo
  • Apple já teria iniciado produção em massa do chip “M5”

O ano que vem deverá marcar o lançamento da geração “C2”, com o modem finalmente chegando a todos os modelos do iPhone. Em 2027, com o “C3”, a Maçã espera finalmente conseguir superar o desempenho dos modems da Qualcomm, sua atual fornecedora para o componente nos demais iPhones.

Após completado esse ciclo, a ideia é fundir o modem ao SoC 1 principal dos seus produtos — algo que, segundo Gurman, não deverá acontecer antes de 2028. O futuro chip Wi-Fi e Bluetooth desenvolvido pela companhia ainda poderá se juntar a esse bolo, resultando em uma espécie de “superchip”.

O modem 5G da Apple, como já destacado também pelo jornalista, poderá possibilitar ainda a adição do componente no Vision Pro e em Macs, finalmente levando conectividade celular a esses dispositivos — o que deverá acontecer até o lançamento da geração “C2”, no ano que vem.

E falando em Macs…

Gurman destacou na newsletter que a Apple ser prepara para lançar a mais nova geração dos MacBooks Air (com o chip M4). Com variantes de 13 e 15 polegadas, ele deverá ser lançado em março, uma vez que a empresa já começou a preparar suas equipes de varejo para o lançamento.

Após isso, a Maçã deverá se concentrar no lançamento de novos produtos como iPads e dispositivos de casa inteligente, bem como um novo AirTag e, é claro, os “iPhones 17” — os quais, segundo o jornalsita, terão um grande foco em recursos relacionados a gravações de vídeos.

Notas de rodapé

1     System on a Chip, ou sistema em um chip.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.