IPTU: com correção de 4,8%, boleto pode ser baixado a partir de 6.ª

IPTU: com correção de 4,8%, boleto pode ser baixado a partir de 6.ª

Com correção de 4,8%, os boletos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 poderão ser emitidos pelos contribuintes a partir desta sexta-feira, 14. A cota única e a primeira parcela vencem em 17 de março.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Também poderão ser baixados os seguintes tributos:

  • Taxa de Coleta de Lixo (TCL); e
  • Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip).

A gestão municipal estima que 145 mil propriedades estejam sujeitas a pagar o imposto, taxa e contribuição. O IPTU não sofreu aumento, conforme a prefeitura. O acréscimo de 4,8% seria a correção monetária prevista na lei.

As opções de pagamento do IPTU 2025 são:

  • cota única: 10% de desconto;
  • até dez parcelas: o valor mínimo por guia não pode ser menor do que R$ 117, 28.

A partir da segunda parcela, os vencimentos serão sempre no 15.º dia.

“O contribuinte que pagou o IPTU à vista nos últimos anos também terá direito a uma bonificação”, expõe a prefeitura. Ela é progressiva: bonificação de 2,5% ao ano até o limite de 15%.

As guias para pagamento à vista ou parcelado podem ser emitidas em: https://efoz.pmfi.pr.gov.br/servico-25.

Pagamento único

Os boletos do IPTU para pagamento em cota única, à vista, com a inclusão do valor da taxa de lixo, serão entregues no endereço dos contribuinte. As entregas estão agendadas para começar a partir do dia 25.

Parcelamento

O parcelamento do imposto deve ser feito no site: https://efoz.pmfi.pr.gov.br/servico-25. E presencialmente na Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, no centro.

Taxa do lixo

A taxa de lixo é cobrada separadamente do IPTU desde 2021. “Por isso, os contribuintes devem ficar atentos ao pagamento tanto do IPTU quanto da taxa de coleta de lixo, que pode ser paga em cota única, sendo emitida em um único boleto ou em boletos separados”, orienta a prefeitura.

Pedido de isenção do IPTU

A agenda para pedir isenção de IPTU abrirá em 10 de março, pelo link: https://efoz.pmfi.pr.gov.br/servico-204. O prazo para a solicitação passará a contar no dia 18, terminando em 16 de maio.

Neste link, a prefeitura informa os requisitos e documentos obrigatórios para obter a isenção: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-175.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post IPTU: com correção de 4,8%, boleto pode ser baixado a partir de 6.ª apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.