EUA: com novos dados do CPI, Powell reforça cautela com juros

Fed anuncia programas de acordo de recompra de ativos
Jerome Powell / Foto: Divulgação

O presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, reiterou nesta quarta-feira (12), em audiência no Congresso, que o banco central dos EUA não tem pressa em cortar a taxa de juros. 

A convocação da audiência veio logo após a divulgação de novos dados do CPI (índice de preços ao consumidor), que mostraram que os preços nos EUA subiram mais rápido do que o esperado em janeiro.

“Estamos perto, mas não chegamos lá em relação à inflação. O dado de inflação de hoje… diz a mesma coisa”, disse Powell ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA. “Fizemos um grande progresso… mas ainda não chegamos lá”, continuou.

“Queremos manter a política monetária restritiva por enquanto”, afirmou Powell se referindo aos planos do Fed com a manutenção da taxa de juros de referência até que esteja claro que a inflação cairá para a meta de 2% do banco central, segundo o “InfoMoney”.

A inflação ao consumidor já subiu por quatro meses seguidos, o que levou operadores a apostarem que o Fed não cortará novamente a taxa básica de juros até setembro, com expectativa de que haja uma única redução este ano.

CPI dos EUA sobe 0,5% em janeiro, acima do esperado

CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA teve uma elevação de 0,5% em janeiro em relação ao mês anterior, quando havia subido 0,4% em dezembro. Economistas esperavam um aumento mais modesto de 0,3% para o período.

No acumulado de 12 meses, o CPI registrou um aumento de 3% em janeiro, comparado ao crescimento de 2,9% observado em dezembro. A previsão era de que o índice se mantivesse na mesma taxa de 2,9%.

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, que são mais voláteis, subiu 0,4% em janeiro de 2025, após um aumento de 0,2% em dezembro de 2024. O resultado ficou acima da expectativa de um aumento de 0,3%.

No comparativo anual, o núcleo da inflação cresceu 3,3%, superando os 3,2% de dezembro e também a previsão de uma alta de 3,1%.

O post EUA: com novos dados do CPI, Powell reforça cautela com juros apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.