Trump diz que ele e Putin já conversam sobre guerra na Ucrânia

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, através da sua rede social, a Truth Social, que teve uma ligação “altamente produtiva” com o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta-feira (12).

Uma equipe teria sido autorizada por Trump para começar imediatamente a negociar um acordo de paz com a Ucrânia.

“Concordamos em trabalhar juntos, muito de perto, incluindo visitar as nações um do outro. Também concordamos em ter nossas respectivas equipes começando as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa, algo que farei agora”, escreveu o republicano.

Anteriormente, Trump já havia comentado sobre a ideia de que a Ucrânia “pode ser da Rússia algum dia”.

“Podem fazer um acordo, podem não fazer um acordo. Podem ser russos algum dia, ou podem não ser russos algum dia”, disse ele em uma entrevista com a emissora “Fox News” na segunda-feira (10).

Além disso, o norte-americano ressaltou ser importante obter um retorno sobre o investimento com a ajuda dos EUA à Ucrânia, sugerindo uma troca pelos recursos naturais de Kiev, como minerais raros

“Vamos ter todo esse dinheiro lá, e eu digo que quero de volta. E eu disse a eles que quero o equivalente a, tipo, US$ 500 bilhões em terras raras,” disse Trump. “E eles essencialmente concordaram em fazer isso, então pelo menos não nos sentimos estúpidos.”

Trump suspende lei anticorrupção de 1977 que proíbe suborno no exterior

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na segunda-feira (10) um decreto orientando o Departamento de Justiça a suspender os processos contra norte-americanos acusados de subornar funcionários de governos estrangeiros ao tentar ganhar ou manter negócios nesses países.

O decreto de Trump suspende a aplicação da FCPA (Lei de Práticas de Corrupção no Exterior), que possui quase meio século de existência, e instrui a procuradora-geral, Pam Bondi, a analisar as ações atuais e passadas relacionadas à lei e preparar novas diretrizes para sua aplicação.

A lei, promulgada em 1977, proíbe as empresas que operam nos EUA de subornar autoridades estrangeiras. Com o passar dos anos, ela se tornou uma força orientadora de como as empresas norte-americanas operam no exterior.

“Isso vai significar muito mais negócios para os Estados Unidos”, disse Trump aos repórteres em coletiva de imprensa no Salão Oval, como apontou o “InfoMoney”.

O presidente dos EUA queria derrubar a FCPA durante seu primeiro mandato. Ele a chamou de “lei horrível” e afirmou que “o mundo está rindo de nós” por aplicá-la.

A organização de vigilância anticorrupção Transparência Internacional afirmou que a FCPA fez dos EUA um líder no combate à corrupção global.

O post Trump diz que ele e Putin já conversam sobre guerra na Ucrânia apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.