Ibovespa afunda e beira queda de 2% após PMI dos EUA; dólar sobe

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, estende a queda registrada no início do pregão desta quarta-feira (12), interrompendo duas sessões consecutivas de alta, impactado por dados de inflação nos EUA que superaram as expectativas. 

Por volta das 12h44 (horário de Brasília) o marcador paresentava uma forte queda de 1,82%, aos 124.268 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contráiro do índece, ao passo que rondava a estabilidade em uma alta de 0,10%, cotado a R$ 5,77.

Enquanto issoh, as ações do Carrefour Brasil continuavam entre as poucas em alta de 2,82%, em uma cotação de R$ 7,30. Os papéis eram impulsionados pelos planos do controlador de se tornar o único proprietário da rede varejista brasileira.

Ibovespa cai após inflação dos EUA adiar corte de juros em 2025

O Ibovespa registra queda, refletindo o clima de aversão ao risco no exterior, após os dados do CPI dos EUA indicarem uma inflação persistente. 

Essa situação, somada a um mercado de trabalho robusto, leva a uma revisão nas expectativas de corte das taxas de juros pelo Fed, adiando a possibilidade de junho para setembro.

Nos EUA, o Departamento do Trabalho informou que o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,5% em janeiro, após um aumento de 0,4% em dezembro. No acumulado de 12 meses, o índice avançou 3,0%, comparado a 2,9% no mês anterior. 

Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,3% e de 2,9%, respectivamente.

Além disso, os investidores da bolsa paulista estavam atentos à revisão trimestral do MSCI Global Standard Index, divulgada no dia anterior. O índice excluiu seis ações brasileiras de seu portfólio, que passará a vigorar no fechamento de 28 de fevereiro.

No cenário macroeconômico local, o IBGE divulgou que, em dezembro, o volume de serviços registrou uma queda de 0,5% em relação ao mês anterior, embora tenha apresentado crescimento de 2,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado. As projeções da Reuters indicavam um crescimento de 0,1% na comparação mensal e de 3,5% na base anual.

EUA

Os principais índices das bolsas de Nova York iniciaram o dia em queda, após os dados revelarem uma aceleração da inflação ao consumidor nos EUA, superando as expectativas. Isso reforça a decisão do Fed (Federal Reserve) de interromper os cortes de juros.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,61%

S&P 500: -0,43%

Nasdaq: -0,25%

O post Ibovespa afunda e beira queda de 2% após PMI dos EUA; dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.