Apple faz parceria com o Alibaba para lançar a Apple Intelligence na China

Apple Intelligence no iPhone

Após meses de especulações, a Apple finalmente encontrou uma parceira para viabilizar o lançamento da Apple Intelligence — o seu conjunto de recursos de IA — na China: o gigante Alibaba.

A Apple Intelligence, vale lembrar, ainda não pôde ser lançada na potência asiática pois o governo local exige que esses modelos de IA sejam analisados pelo seu órgão regulador antes de serem liberados para o público — e, até agora, nenhuma das principais soluções ocidentais (como o ChatGPT, que empurra alguns dos recursos da Maçã no resto do mundo) foram aprovadas por lá.

Tim Cook

Ausência da Apple Intelligence afetou as vendas de iPhones na China, diz Cook

De acordo com detalhes trazidos pelo The Information, que consultou uma pessoa familiarizada com o assunto, a gigante de Cupertino e o Alibaba já até enviaram os recursos de IA que desenvolveram juntos para aprovação das autoridades competentes.

Entre as empresas especuladas até agora para tomar conta desses recursos do iPhone na China, estavam a Baidu, a Tencent, a ByteDance e uma startup com sede em Pequim chamada Baichuan AI.

Além disso, parece que a Apple realmente considerou escolher o badalado DeepSeek para empurrar essas ferramentas — escolha que parecia óbvia para muitos depois do sucesso avassalador do modelo chinês. Entretanto, a empresa entendeu que o time por trás da ferramenta não era robusto e também não tinha a experiência necessária para trabalhar com uma companhia do seu porte.

via Reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.