ChatGPT fora do ar? IA apresenta instabilidade nesta terça-feira

OpenAI diz que DeepSeek usou seus modelos para treinamento
Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI / Foto: Freepik

O ChatGPT apresentou instabilidade na tarde desta terça-feira (4), com lentidão nas respostas e falhas no carregamento para alguns usuários.

O site Downdetector, que monitora quedas de serviços na web, registrou um aumento nas notificações de erro na plataforma, que começaram por volta das 14h20 (horário de Brasília).

O Google Trends também apontou um crescimento repentino nas buscas por termos como “ChatGPT fora do ar”. No X (antigo Twitter), usuários compartilharam relatos sobre a queda em várias línguas, destacando a instabilidade e expressando preocupação com o funcionamento da plataforma.

Contudo, o site “https://status.openai.com/” (sem aspas), que divulga informações sobre o funcionamento da ferramenta, informou que a empresa já identificou o erro e está investigando a causa da falha do ChatGPT.

“Tempo de resposta do ChatGPT mais lento que o normal. Estamos investigando esse problema”, informou a OpenAI, segundo apuração da Exame. Em seguida, a empresa publicou uma atualização dizendo: “Continuamos investigando esse problema”.

Startup brasileira lança o ‘ChatGPT do agro’ para produtores rurais

Psyche Aerospace, startup brasileira sediada em São José dos Campos, lançou nesta quarta-feira (29) uma plataforma de IA (inteligência artificial) apelidada pelos desenvolvedores de “ChatGPT do agro”.

Enquanto a ferramenta original, desenvolvida pela OpenAI, trabalha apenas com dados públicos, o Turing — criado pela Psyche Aerospace — pretende alimentar sua base de dados com informações coletadas pelos drones fabricados pela própria companhia.

“Nossa proposta é viabilizar um ecossistema integrado, no qual drones, sensores em campo, análises de solo e mapeamento conversem entre si, gerando dados qualificados que o produtor rural consiga interpretar e utilizar de forma imediata”, afirmou Gabriel Leal, CEO da Psyche, segundo o Money Times.

Em evento realizado em São Paulo, a empresa detalhou seus planos para o futuro e anunciou a abertura de uma rodada de captação Série B, com o objetivo de levantar recursos para a construção de uma nova fábrica, capaz de produzir drones em larga escala. O investimento estimado é de cerca de R$ 100 milhões.

O post ChatGPT fora do ar? IA apresenta instabilidade nesta terça-feira apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.