Moeda meme de Trump gerou quase US$100 mi em taxas de negociação

As entidades por trás da criptomoeda do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, geraram cerca de 100 milhões de dólares em taxas de negociação em menos de duas semanas, de acordo com estimativas de três empresas de análise de blockchain, um grande ganho inesperado em um empreendimento que fez com que dezenas de milhares de pequenos investidores perdessem dinheiro.

A moeda meme, conhecida como $Trump, foi lançada pelo bilionário  em 17 de janeiro e rapidamente cresceu, atingindo um pico de mais de 14,5 bilhões de dólares em valor de mercado dois dias depois, um antes de sua posse como presidente dos EUA. Desde então, a moeda perdeu dois terços de seu valor.

Três empresas de análise de dados de blockchain, incluindo Merkle Science e Chainalysis, analisaram os fluxos da moeda de Trump para a Reuters. Elas estimaram que o token $Trump gerou entre 86 milhões e 100 milhões de dólares em taxas de negociação até 30 de janeiro.

Uma das entidades por trás da criptomoeda é uma empresa de propriedade de Trump, chamada CIC Digital. O site oficial da $Trump diz que a CIC Digital “receberá receita comercial derivada de atividades comerciais” da moeda meme. A Reuters não conseguiu determinar que parte das taxas até o momento, se é que houve alguma, foi acumulada para Trump pessoalmente, nem a propriedade das outras entidades por trás da moeda.

Os criadores da $Trump recebem uma parte dessas taxas de negociação da Meteora, uma bolsa de criptomoedas pouco conhecida, onde as criptomoedas do presidente dos EUA foram vendidas pela primeira vez, segundo as análises de blockchain.

Pelo menos cinquenta dos maiores investidores na moeda obtiveram lucros superiores a 10 milhões de dólares cada um com a moeda de $Trump, de acordo com a Chainalysis. Ao mesmo tempo, cerca de 200 mil carteiras, a maioria com pequenas participações, perderam dinheiro com a moeda do presidente norte-americano, segundo a análise.

Trump se comprometeu a colocar seus bens em um fundo administrado por seus filhos ao entrar na Casa Branca. Seu filho, Eric Trump, falando em nome da Organização Trump, disse à Reuters em resposta a perguntas sobre as taxas que ele está orgulhoso do que “continuamos a realizar em criptomoedas”. $Trump é atualmente o meme digital mais quente do mundo.”

“Estamos apenas começando”. acrescentou.

A Casa Branca respondeu a uma lista de perguntas da Reuters com um informativo de duas páginas descrevendo a decreto de Trump no início deste mês sobre tecnologia financeira digital. O governo Trump não abordou questões sobre as taxas de negociação da moeda do presidente.

Trump prometeu se tornar o primeiro “presidente das criptomoedas” e fazer dos EUA a “capital das moedas digitais do planeta”, reformulando regulamentações e promovendo ativos digitais. Várias figuras importantes em seu governo e círculos próximos possuem criptomoedas ou têm vínculos com o setor.

Mas a combinação de grandes quantias em dólares em torno de seus empreendimentos de moedas digitais e sua natureza opaca também gerou críticas de especialistas em ética e dos oponentes políticos de Trump no Partido Democrata.

“Há uma preocupação ética de que, de fato, ele tenha o poder de regular seu próprio negócio”, disse Richard Briffault, professor de direito da Universidade de Columbia.

A Reuters não conseguiu determinar quanto da própria riqueza de Trump vem desse mais novo negócio de criptomoedas porque os detalhes precisos de sua propriedade não são públicos. Os outros investimentos de Trump em moedas digitais incluem dois projetos de finanças descentralizadas (DeFi) – um tipo de plataforma que conecta compradores e vendedores sem a necessidade de intermediários tradicionais como bancos – e uma série de tokens não fungíveis, um tipo de ativo digital.

A propriedade exata das moedas meme de Trump está escondida atrás de empresa de capital fechado e opacas. A Fight Fight Fight, uma empresa registrada no Estado norte-americano de Delaware, é a proprietária do site oficial da moeda, gettrumpmemes.com.

William Zanker, um associado de negócios de Trump que em 2022 colaborou com ele em ativos digitais, está listado como o contato principal da Fight Fight Fight nos documentos de registro do site. Ele não comentou o assunto.

Fight Fight Fight é propriedade da CIC Digital e Celebration Cards de Trump, de acordo com o site da moeda meme. A Reuters não conseguiu determinar a identidade das pessoas por trás da Celebration Cards, que também recebe receita das atividades de negociação da moeda meme.

O site oficial da $Trump diz que até 1 bilhão de moedas de $Trump serão vendidas nos próximos 36 meses. Inicialmente, uma parcela de 200 milhões de moedas de $Trump foi lançada no mercado, quando os criadores da moeda as transferiram para três carteiras de criptomoedas, como mostra a análise do blockchain. O site da moeda meme diz que a Fight Fight Fight e a CIC Digital possuem os 800 milhões de moedas restantes, no valor de cerca de 16 bilhões de dólares ao preço atual da moeda, de cerca de 20 dólares.

A Merkle Science disse que as três carteiras foram os primeiros detentores dos tokens $Trump e receberam as moedas diretamente de seus criadores sem comprá-las. A Chainalysis disse que, com base em sua avaliação, os três endereços de carteira “pertencem aos criadores da moeda $Trump“.

As empresas de análise de blockchain rastreiam o movimento de moedas digitais no registro público que sustenta a maioria dos ativos digitais, chamado de blockchain.

As carteiras começaram a negociar os tokens na Meteora, uma bolsa DeFi, como mostram as análises de blockchain.

Os usuários do Meteora pagam uma taxa aos criadores da moeda por fornecerem liquidez, uma função que permite que compradores e vendedores negociem um ativo sem problemas. Os criadores fazem isso colocando alguns de seus ativos nos chamados “pools de liquidez”, que então ficam prontos para permitir a negociação na bolsa.

A Meteora diz que permite que os criadores “cunhem uma moeda meme e ganhem taxas vitalícias”. A bolsa também recebe taxas.

Ben Chow, cofundador da Meteora, disse em um bate-papo no Telegram que não sabe nada sobre a equipe por trás do token de Trump. Em resposta a uma pergunta sobre como a Meteora estava envolvida com o lançamento do token $Trump, Chow disse: “Não me conectei com a equipe precisamente.” Ele acrescentou que “a equipe entrou em contato” com seu cofundador, que é conhecido apenas como Meow. A Reuters não conseguiu entrar em contato com Meow.

As tarifas do Meteora variam durante os períodos de volatilidade do mercado, diz o site, com “preços de pico” em vigor, onde as comissões aumentam com a maior demanda.

Entre 17 e 30 de janeiro, as três carteiras ganharam taxas de 86 milhões de dólares por meio dessas atividades no Meteora, estimou a Merkle Science. A Chainalysis avaliou que as três ganharam cerca de 94 milhões de dólares em taxas de negociação no mesmo período.

Uma terceira empresa de análise de blockchain, cujo fundador pediu para não ser identificado, disse que, até 29 de janeiro, calculou que a moeda meme havia recebido cerca de 100 milhões de dólares em taxas.

O post Moeda meme de Trump gerou quase US$100 mi em taxas de negociação apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.