Musk encerra agência responsável por 40% da ajuda humanitária mundial

Foto: Reprodução

Elon Musk, bilionário à frente da iniciativa DOGE para aumentar a eficiência governamental, anunciou planos para reduzir significativamente os gastos e eliminar regulamentações nos EUA.

A DOGE não é um departamento governamental, é uma força-tarefa com um poder incomum e inédito na gestão Trump. 

Um dos cortes mais drásticos será a extinção da USAID (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional), com suas funções sendo absorvidas pelo Departamento de Estado.

Em uma conversa no X Spaces, na noite de domingo (2), Musk afirmou que o país precisa de uma “limpeza geral” nas regulamentações, sugerindo que o mercado de títulos deveria ver as mudanças como algo benéfico. 

O bilionário declarou também que, se algum dia for necessário recriar a USAID ou outras agências e regulamentações, elas poderiam ser estabelecidas novamente quando necessário.

Além disso, Musk revelará esta semana, junto com Jamie Dimon, CEO do JP Morgan Chase, uma proposta para o mercado de títulos, com a intenção de convencer os investidores de que sua estratégia de cortes de custos, sob a bandeira do DOGE, contribuirá para restaurar a confiança na dívida dos EUA.

Musk chama agência de ajuda internacional de ‘organização criminosa’

Elon Musk descreveu a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) como uma “organização criminosa” neste domingo (2). 

A crítica veio após a decisão do presidente Donald Trump de suspender por três meses as ajudas financeiras dos EUA a outros países. 

Musk fez os comentários depois que dois altos oficiais de segurança da USAID, o diretor John Voorhees e seu vice, foram colocados em licença administrativa no sábado à noite, devido à recusa em fornecer acesso aos sistemas internos da agência aos representantes do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), iniciativa liderada por Musk. 

“Usaid é uma organização criminosa”, escreveu Musk em sua rede social X, ao responder a um vídeo no qual a agência é acusada de estar supostamente envolvida “em trabalhos sujos da CIA” e na “censura da internet”.

USAID perde autonomia em meio a polêmica

A USAID, responsável por aproximadamente US$ 38,1 bilhões em gastos com saúde, ajuda a desastres, programas antipobreza e outras iniciativas de assistência internacional no ano fiscal de 2023, representa menos de 1% do orçamento federal.

Embora receba diretrizes de política externa do Departamento de Estado, a agência opera de forma independente.

No meio da crescente controvérsia, o site da USAID saiu do ar no sábado, o que pode ser um sinal de que sua independência está prestes a ser revista, com funcionários prevendo que Trump emita em breve uma ordem executiva para oficializar a mudança.

Além disso, o site do Departamento de Estado passou a hospedar uma página com arquivos de postagens da USAID.

 Musk usou sua plataforma X para criticar a USAID, levantando teorias da conspiração. Neste domingo, ele perguntou aos seus seguidores: “Vocês sabiam que a Usaid, usando SEUS impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a Covid-19, que matou milhões de pessoas?”.

Sem apresentar provas, Musk deixou a questão no ar, enquanto membros da administração Biden associaram a alegação a desinformação russa.

Katie Miller, uma funcionária do DOGE, negou no X que material confidencial tenha sido acessado sem as devidas autorizações de segurança.

A USAID, já fragilizada pelas mudanças em andamento, viu mais funcionários sendo afastados neste fim de semana, com muitos temendo demissões ainda mais drásticas.

Organizações sem fins lucrativos apoiadas pela agência também enfrentam incertezas, com alguns alertando sobre o risco de colapsos no apoio a milhões de pessoas ao redor do mundo.

A interferência de Musk também chegou ao Departamento do Tesouro, onde ele obteve acesso ao sistema de pagamentos, após um impasse com um funcionário graduado, que resultou no afastamento do funcionário.

O post Musk encerra agência responsável por 40% da ajuda humanitária mundial apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.