Exynos 2500: TSMC rejeita acordo e não vai produzir novos chips da Samsung

A Samsung enfrentou mais um obstáculo em seus planos de produção de chips quando a TSMC, gigante taiwanesa de semicondutores, rejeitou uma potencial parceria para fabricação do processador Exynos 2500. A decisão representa um duro golpe para a empresa sul-coreana, que vem enfrentando sérias dificuldades com sua tecnologia de produção em 3 nanômetros.

De acordo com informações divulgadas pelo insider @Jukanlosreve na plataforma X, a TSMC teria declinado qualquer tipo de acordo com a Samsung para a produção em massa da linha Exynos. O principal motivo seria o risco de exposição de segredos industriais relacionados aos processos de fabricação.

Leia mais:

  • Mais fino? Imagens vazadas mostram espessura do Samsung Galaxy S25 Slim
  • Novo chip para recarga sem fio em celulares Samsung suporta até 50W
  • Samsung assina acordo para usar tecnologias da Nokia em suas TVs

Problemas de produção e comparativo técnico

A Samsung tem enfrentado problemas significativos com o rendimento de sua produção no processo 3nm GAA (Gate-All-Around). Enquanto a meta inicial era atingir 70% de aproveitamento, a empresa conseguiu alcançar apenas 20% em sua versão mais recente.

Samsung anuncia novo chip intermediário Exynos 1580; dobro de hardware em GPU

Em contraste, a TSMC já demonstrou resultados impressionantes em seus testes de produção com tecnologia de 2 nanômetros, atingindo um rendimento de 60%. Esta disparidade técnica tem custado à Samsung importantes contratos, incluindo a perda da fabricação do Snapdragon 8 Elite Gen 2 da Qualcomm.

Samsung busca por alternativas para TSMC

A busca por parcerias com outras fundições surgiu como uma tentativa da Samsung de contornar suas limitações tecnológicas atuais. No entanto, considerando que apenas a TSMC e a própria Samsung possuem acesso a nós de fabricação de ponta, as opções eram limitadas.

Samsung tem problemas na produção do Exynos 2500; Galaxy S25 pode usar Snapdragon

A recusa da TSMC em estabelecer uma parceria coloca a Samsung em uma posição desafiadora. A empresa agora precisa concentrar seus esforços no desenvolvimento independente de suas capacidades de produção para alcançar níveis aceitáveis de rendimento.

Conteúdo Relacionado
Galaxy S25 Ultra deve chegar com mais RAM

mudança nos planos

Galaxy S25 Plus com processador Exynos em teste de benchmark

Próximos passos

Em paralelo, a Samsung já iniciou o desenvolvimento de um novo SoC utilizando o processo de 2 nanômetros, sob o codinome ‘Ulysses’. Os resultados deste projeto, no entanto, só poderão ser avaliados nos próximos meses.

A situação atual evidencia os desafios enfrentados pela Samsung no competitivo mercado de semicondutores, especialmente em um momento em que a indústria demanda cada vez mais eficiência e precisão nos processos de fabricação.

Conteúdo Relacionado
OLED Z95B da Panasonic! TV com muito brilho, áudio otimizado e Fire TV integrado

Mais OLED

OLED Z95B da Panasonic! TV com muito brilho, áudio otimizado e Fire TV integrado

Fonte: @Jukanlosreve

Adicionar aos favoritos o Link permanente.