Prefeitura de Foz reforça esforços no combate à dengue 

Em um passo importante no combate à dengue, o município recebeu uma equipe técnica do Ministério da Saúde. A reunião teve como objetivo fortalecer ações de vigilância, reorganizar serviços de saúde e ampliar a assistência à população. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (15).

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

O maior destaque foi a ampliação do método Wolbachia, inovação científica que cobre 50% do território municipal, com previsão para concluir a soltura dos wolbitos até abril. Esse método consiste na introdução da bactéria Wolbachia nas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. Assim, a bactéria impede que o mosquito transmita os vírus da dengue, zika e chikungunya

Avanços na cobertura

Desde agosto de 2024, mosquitos infectados com Wolbachia, os wolbitos, vêm sendo soltos em áreas prioritárias de Foz do Iguaçu. De acordo com Diogo Chalegre, líder de relações institucionais da Fiocruz, a cobertura de 50% já traz resultados animadores. 

“Estamos discutindo com a Secretaria Municipal de Saúde a extensão das liberações para cobrir 100% da cidade. Quanto maior for a presença de wolbitos no território, maior será o impacto na redução da transmissão de arboviroses”, explicou Chalegre. Os casos de Foz e de outros municípios do estado são exemplos de sucesso para a expansão do método em nível nacional. 

Referência estratégica

Rivaldo Venâncio da Cunha, secretário-adjunto do Ministério da Saúde, destacou a relevância de Foz do Iguaçu, enfatizando o alto fluxo turístico na região e a importância de abordagens diferenciadas.

VÍDEO:86 anos do Parque Nacional do Iguaçu: rumo aos 100 🥳💚!
Clique no play para assistir!.

“A experiência em Foz é um modelo que pode inspirar outras localidades do Brasil”, disse. O método adotado, segundo Rivaldo, muda o paradigma de combate ao Aedes aegypti. “A Wolbachia já está presente em 60% dos mosquitos na natureza e não oferece riscos à saúde ou ao meio ambiente”, garantiu.

Embora os resultados preliminares sejam positivos, o efeito pleno depende da transmissão da bactéria às futuras gerações do mosquito. “É um método autossustentável que trará impactos positivos duradouros”, finalizou.

Parcerias

O secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello, ressaltou a colaboração entre o município, o Governo do Paraná, o Ministério da Saúde e a Itaipu Binacional. “Essa reunião reflete os esforços da gestão do prefeito Silva e Luna para controlar a dengue”, afirmou. 

Mello lembrou que o projeto começou como um projeto de pesquisa e expressou o desejo de expandir a iniciativa para todo o território de Foz do Iguaçu. “Com a ampliação para todo o município, esperamos ver uma redução significativa nos casos de dengue e melhorar a qualidade de vida da população.”

A presença da equipe técnica do Ministério da Saúde reforça o compromisso de enfrentar os desafios sanitários com inovação e evidências científicas. A meta de cobrir 100% de Foz com o método Wolbachia posiciona a cidade como referência nacional no combate às arboviroses.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Prefeitura de Foz reforça esforços no combate à dengue  apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.