Receita Federal: novo aplicativo obrigatório vai facilitar a declaração do IR

A Receita Federal (RF) anunciou mudanças no processo de declaração de despesas médicas, as quais passarão a vigorar em 1º de janeiro de 2025.

As alterações buscam melhorar a transparência e a eficiência no preenchimento do Imposto de Renda (IR). Assim, os profissionais de saúde terão mais responsabilidades com as novas regras.

A partir de 2025, os comprovantes em papel serão substituídos por recibos digitais emitidos por meio do aplicativo Receita Saúde.

Esse movimento eliminará a necessidade de armazenamento de documentos físicos, trazendo mais agilidade e segurança para pacientes e profissionais.

Receita Federal visa facilitar e agilizar as declarações voltadas às despesas médicas – Imagem: reprodução/Gov.br

Uso obrigatório do app Receita Saúde

O aplicativo Receita Saúde, disponibilizado pela Receita Federal desde abril de 2024, se tornará obrigatório para diversos profissionais de saúde.

Médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais terão de utilizá-lo obrigatoriamente para emitir os recibos digitais.

O uso do aplicativo, que era opcional até 2024, já resultou na emissão de mais de 380 mil recibos, o que totaliza R$ 215 milhões em serviços declarados.

Com a obrigatoriedade, é esperado um aumento significativo desses números, o que beneficia tanto profissionais quanto pacientes.

Facilidades para pacientes e profissionais de saúde

Os recibos digitais serão automaticamente considerados como despesas dedutíveis na declaração pré-preenchida dos pacientes. Isso promete tornar o processo mais transparente e ágil.

Já para os profissionais, as receitas serão automaticamente registradas, o que vai minimizar erros e omissões.

Em casos de pagamentos parcelados ou fracionados, será necessário emitir um recibo para cada transação. Tal medida visa garantir a precisão das informações declaradas, além de refletir a real movimentação financeira.

Impacto das mudanças

A digitalização dos recibos médicos promete melhorar o controle e a comprovação de despesas com saúde. A medida elimina o armazenamento físico de documentos, assim reduz o risco de perda e facilita a gestão das finanças para todos os envolvidos.

Com tais mudanças, a Receita Federal espera um impacto positivo na eficiência do processo de declaração do Imposto de Renda.

À medida que se aproxima o prazo de 2025, a expectativa é que cada vez mais profissionais e pacientes se adaptem a esse novo sistema.

O post Receita Federal: novo aplicativo obrigatório vai facilitar a declaração do IR apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.