eSports caminham para grande subida de receita em 2024

Os eSports estão cada vez mais populares. O crescimento continua a vários níveis, fenómeno que se deve consolidar neste ano de 2024 – com as previsões a apontarem para um forte aumento das receitas neste setor.

As bases de fãs dos jogos de vídeo crescem, com a diversificação e progressão da tecnologia e um acesso cada vez mais fácil à mesma – o que leva a maiores audiências dos eSports, uma forma de entretenimento igualmente emocionante como os desportos convencionais.

Há também todo o mundo das apostas associadas, em jogos diversos como por exemplo as bet CSGO – sendo este um dos jogos mais populares entre gamers e adeptos.

Estrutura do mercado dos eSports

Para compreender um pouco melhor, o mercado dos eSports pode ser dividido em vários setores diferentes.

Para o site Statista, especializado em estatísticas, a estrutura (fontes das receitas) abrangem patrocínios e anúncios; merchandise e bilhética; apostas em eSports; direitos de media; taxas das editoras; e streaming.

Há vários anos que as apostas são a componente que mais contribui para o crescimento das receitas dos eSports, havendo também uma grande expressão dos patrocínios e publicidade, assim como dos direitos de media e do merchandise e bilhética. Menos expressão têm as receitas provenientes do streaming e das taxas das editoras, mas mesmo essas componentes têm vindo a crescer.

Expansão da audiência global

A audiência global dos eSports expande-se continuamente, o que contribui consideravelmente para o aumento das receitas. Há cada vez mais plataformas de streaming, cada vez mais fiáveis e diversas, compatíveis com vários dispositivos.

O mundo do entretenimento também mudou nos últimos anos, colocando uma ênfase ainda maior a jogos de vídeo e, consequentemente, aos eSports.

De acordo com os dados da Statista até 2028, espera-se que o mercado dos eSports tenha mais de 856,5 milhões de utilizadores, com uma penetração ao utilizador projetada para 11,7 por cento só este ano (2024), atingindo 13,7 por cento dentro de quatro anos.

Apostas em eSports

Um dos segredos das receitas do setor dos eSports reside nas apostas. Segundo o site Statista, este é o maior segmento do mercado, com um volume de mercado de 2,5 biliões de dólares em 2024.

As apostas em eSports são reguladas em cada vez mais países, o que dá esse capital de segurança e de confiança aos apostadores.

A multiplicidade dos mercados de apostas e a precisão das odds graças ao ambiente digital em que se envolvem os eSports, são fatores de atratividade aos apostadores.

Por isso mesmo, não é de admirar que existam cada vez mais apostas em eSports, até porque os torneios, eventos e jogos se diversificam cada vez mais. Assim, as apostas são essenciais como um dos motores do crescimento das receitas, ganhando uma relevância cada vez maior.

Parcerias e patrocínios

Tal como os desportos tradicionais, os eSports têm uma grande receita proveniente de patrocinadores e de anúncios – com muitas das grandes empresas envolvidas com equipas, jogadores e eventos, em especial aquelas orientadas a um público mais jovem.

A tendência é da entrada de mais marcas e empresas no mercado, que continua a crescer em dimensão e atratividade, com milhões de pessoas potencialmente atingidas diretamente pela presença das entidades patrocinadoras.

Eventos e merchandise

Os eventos de eSports, assim como torneios, reúnem jogadores e fãs, contribuindo por isso mesmo para centenas de pessoas a comparecerem nas arenas.

É uma experiência que aproxima os fãs da ação, havendo, claro, a venda de bilhetes. E esta é outra grande fonte de receitas dos eSports. Nos locais e também online é possível comercializar merchandise, em mais um meio de conseguir encaixar verbas.

As grandes audiências que reúnem torneios como o Majors do CS:GO, The International do Dota 2 ou League of Legends World Championship têm um retorno considerável graças ao público.

De facto, há um crescimento constante das receitas com bilhética e merchandise nos últimos anos, esperando-se que a tendência se mantenha nos próximos anos.

Monitização de conteúdo digital

As plataformas de streaming, assim como as redes sociais, permitem que eventos, entidades e criadores de conteúdos monetizem o seu conteúdo.

As possibilidades são várias, desde os anúncios a assinaturas, doações, superchats e até à tradicional venda de merchandise. Não é, pois, de admirar que a monetização do conteúdo seja uma considerável fonte de receitas nos eSports – que são dos mercados mais lucrativos no online.

Também se têm vindo a integrar novas tecnologias de blockchain e criptomoedas, que abrem novas possibilidades de recebimento e realização de pagamentos – o processo fica mais fácil e seguro.

Futuro

As projeções apontam para o aumento contínuo das receitas dos eSports nos próximos anos – e dos respetivos segmentos do mercado.

Com os avanços tecnológicos (inteligência artificial melhorada, realidade virtual ou realidade aumentada) a chegarem e a serem cada vez mais explorados, há a perspetiva de haver experiências e envolvimentos cada vez mais imersivos quer por parte dos jogadores, quer por parte dos fãs.

Por outro lado, a expansão para novos mercados terá uma tendência a continuar, o que traz maior potencial de aumento de receitas graças à base de fãs e de jogadores crescente – mais investimento, aumento do público e da popularidade, significa mais receita.

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