Black Friday: tecnologia como aliada para alavancar vendas no setor de moda e calçados

Foto: unsplash

A Black Friday é um evento muito relevante para o varejo. Além de eletrodomésticos e eletrônicos, que sempre estão no topo da lista de produtos mais procurados, também há espaço para o varejo de moda se beneficiar com a data. De acordo com o balanço da Black Friday 2023 feito pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, os segmentos que mais se destacaram na terça-feira, primeiro dia útil da semana da Black Friday do ano passado, foram moda e calçados, com aumento de 27% e 15% na quantidade de pedidos, respectivamente, em comparação com o mesmo dia de 2022.

Outra pesquisa realizada pela Inteligência de Mercado (IEMI) apontou que as vendas do varejo calçadista em novembro de 2023 chegaram a 67,7 milhões de pares, representando alta de 18,2% na comparação com o mês de outubro, e totalizando R$ 6 bilhões em vendas. Já o levantamento da Linx mostra que o setor apresentou um crescimento de 26% no total transacionado e de 15% no volume de itens vendidos, considerando um recorte de quinta-feira (23) a domingo (26), em comparação com o ano anterior. 

A partir desses dados é possível concluir que há oportunidade de alavancagem de vendas para o segmento durante a Black Friday. Na data, os consumidores costumam antecipar compras de festas de fim de ano para aproveitar as oportunidades promocionais e economizar. Além disso, as férias de janeiro e a mudança de estação também são situações convidativas para o consumo. 

Apesar de ser uma boa oportunidade para aumentar as vendas, é preciso estar preparado para o aumento de fluxo nas lojas e de pedidos, para evitar erros, filas e descontentamento em relação ao atendimento. Nessa Black Friday, o grande segredo para ter sucesso é unir ações promocionais para gerar maior faturamento e iniciativas que melhorem a experiência do cliente, gerando fidelização.

Para oferecer uma boa jornada de compra, a tecnologia pode ajudar. Contar com um PDV ágil, que processe rapidamente as vendas, os pagamentos e emita o cupom fiscal ao cliente é essencial para ajudar a acelerar os processos e reduzir filas. Além disso, o varejista pode apostar em aplicativos de controle de vendas que agilizam e transformam a interação entre vendedor e cliente, permitindo vendas diretas de qualquer lugar, dentro ou fora da loja, facilitando processos, como a emissão de notas fiscais, pagamento e o acompanhamento de pedidos.

Devido ao alto fluxo de pedidos, é fundamental fazer uma gestão minuciosa do estoque já que os itens podem ser vendidos rapidamente. É preciso ter o controle de todas as lojas físicas, e-commerce e marketplaces para evitar frustrações do cliente que busca determinado produto, mas não encontra.

Outra dica importante é investir na prateleira infinita, uma funcionalidade que apresenta todo o catálogo de produtos da rede, mesmo não tendo o estoque disponível naquela unidade específica no momento da venda, permitindo a consulta em tempo real a outras unidades ou até mesmo do centro de distribuição. Dessa forma, o cliente consegue comprar o produto com o tamanho e as cores desejados e ainda escolher se prefere receber em casa ou retirar em outra loja.

Para os varejistas que realizam vendas no marketplace, é importante apostar em anúncios de promoções para atrair maior fluxo de clientes para a plataforma, mas é essencial contar com um hub de marketplaces que facilite a venda e a gestão dos produtos de forma centralizada. Já os e-commerces próprios precisam atrelar sua plataforma a um ERP de gestão com integração do estoque para ter uma visão completa das vendas e gerenciá-las de forma eficiente.

Os catálogos digitais também são considerados uma funcionalidade diferenciada para a Black Friday. Eles podem ser compartilhados nos sites, redes sociais e outras plataformas de comunicação das marcas para que os consumidores criem pedidos e paguem suas compras antecipadamente.

O fato é que, tanto nas lojas físicas como no digital, é importante proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente, com mais autonomia para escolher. Além disso, oferecer sugestões de compra personalizadas pode ajudar a gerar mais proximidade e fidelização, além de aumentar as chances de efetuar a venda. Segundo pesquisa da Offerwise, 67% dos consumidores desejam ofertas personalizadas, enquanto dados da Bornlogic apontam que 80% dos clientes vêem os vendedores como aliados na escolha de produtos. 

As informações sobre o perfil dos clientes podem ser coletadas por meio do comportamento na navegação no e-commerce, interações via WhatsApp e conversas presenciais. Os programas de fidelidade também são ferramentas eficazes, pois geram dados que ajudam a entender melhor as preferências dos consumidores e permitem um atendimento de qualidade. 

Vale destacar também que, neste momento, alguns times de loja estão sobrecarregados com as demandas da Black Friday e preparativos para o Natal. Com as ferramentas e tecnologias certas, os lojistas conseguem aproveitar as oportunidades que as datas oferecem, proporcionar boas experiências e ainda garantir que tudo ocorra como o planejado. Com isso, os varejistas do setor podem alcançar bons resultados em vendas, mas também proporcionar experiências de compras personalizadas. Sairão na frente aqueles que investem em tecnologias e estratégias para integrar dados de várias fontes e entender os gostos e costumes de cada cliente e que transformam seus vendedores em verdadeiros consultores de moda, fortalecendo a fidelização e aumentando o faturamento. 

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