Brasil e Emirados Árabes firmam parceria para atração de investimentos

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Hassan Alsuwaidi, formalizaram dia 17, no Rio de Janeiro, um acordo voltado para atrair investimentos do país do Oriente Médio em setores estratégicos da economia brasileira. A previsão é que, em até dois meses, seja apresentada uma carteira com projetos e oportunidades de negócios.

A assinatura ocorreu durante uma agenda bilateral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que lidera a delegação dos Emirados Árabes na Cúpula de Líderes do G20, presidida por Lula nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19) no Rio de Janeiro.

Em nota, a Casa Civil destacou a importância dos Emirados Árabes como o segundo maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com uma corrente de comércio que superou US$ 4,3 bilhões em 2023.

“O objetivo desse mecanismo é fortalecer ainda mais as relações econômicas entre os dois países, já marcadas por altos níveis de investimentos mútuos e fluxos comerciais expressivos. A iniciativa visa explorar sinergias em setores como finanças, comércio e investimentos, abrindo novas oportunidades nos próximos anos”, informou a pasta.

Brasil e Emirados Árabes

A parceria é fruto de uma missão liderada por Rui Costa em outubro, quando visitou Dubai e Abu Dhabi para identificar áreas prioritárias de investimentos no Brasil.

“Os Emirados Árabes decidiram realizar investimentos significativos no Brasil. Em resposta, criamos um grupo de trabalho que, em até 60 dias, apresentará um portfólio de projetos. Esse portfólio incluirá oportunidades para empresas brasileiras atuarem nos Emirados e para fundos estrangeiros interessados em investir no Brasil”, explicou o ministro.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será responsável por auxiliar no levantamento das propostas e na identificação de projetos estratégicos, facilitando a alocação de recursos.

(Com Agência Brasil).

O post Brasil e Emirados Árabes firmam parceria para atração de investimentos apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.