Wi-Fi 8 pode buscar mais estabilidade e não maior velocidade

De acordo com documentos do portal MediaTek, o Wi-Fi 8 pode chegar ao mercado com foco principal em maior estabilidade, ao invés de maior velocidade. Além disso, a nova tecnologia Wi-Fi deve começar a ser implantada em 2028.

Apesar do Wi-Fi 7 não ser uma tecnologia de internet amplamente difundida, diversas empresas já trabalham na futura geração da conexão sem fio. Os documentos da MediaTek apontam que o Wi-Fi 8 (802.11bn) não vai apresentar taxa de transferência maior, se comparado com o 802.11be (Wi-Fi 7).

comparativo de gerações do Wi-F8
CRÉDITOS: PCWorld

Ou seja, a nova internet sem fio continuará com as bandas de 2GHz, 4GHz, 5GHz ou 6GHz e a mesma modulação de  4096 QAM e frequência máxima de 320MHz. A transferência máxima deve se manter no mesmo patamar, atualmente de 23 Gbps com o Wi-Fi 7.

Foco do Wi-Fi 8 é na estabilidade

A documentação do MediaTek aponta a existência de tecnologias capazes de oferecer maior estabilidade no Wi-Fi 8. A conexão wireless vai implementar o Coordinated Spatial Reuse (Co-SR) Coordinated Beamforming (Co-BF), Dynamic Sub-Channel Operation (DSO) e nova versão do Modulation Coding Scheme (MCS).

O Co-SR terá como foco auxiliar na estabilidade de espaços com grande quantidade de objetos. A tecnologia permite ajuste dinâmico quando o sinal oscila, melhorando a eficiência geral o sistema em 15% a 25%, segundo os testes do MediaTek.

roadmap do Wi-Fi 8
CRÉDITOS: PCWorld

O Co-BF terá função similar, coordenando o sinal de internet em locais com múltiplos acessos. Essa novidade do Wi-Fi 8 promete evitar o envio de sinal onde ele não é necessário, aprimorando a conectividade de redes mesh em 20% até 50%.

  • Anatel quer desligar redes 2G e 3G no Brasil o mais rápido possível
  • ToxicPanda: Malware avança pela América Latina e ameaça chegar ao Brasil
  • Qatar Airways lança o primeiro voo do mundo equipado com Starlink em um Boeing 777

O DSO permite a criação de sub-canais com base nas necessidades de cada dispositivo. Dessa forma, a rede de internet evita a criação de gargalos, melhorando a transmissão dos dados. Por fim, o MSC vai aprimorar a conexão em dispositivos móveis.

Por enquanto, as informações sobre o Wi-Fi 8 são provenientes de documento do MediaTek. Não sabemos se a futura geração da internet wireless vai realmente manter o foco na estabilidade e fornecer as melhorias apontadas pelo portal.

Conteúdo Relacionado
Black Friday 2024! Samsung revela TVs e monitores com melhores preços

Black Friday!

Black Friday 2024! Samsung revela TVs e monitores com melhores preços

Fonte: PCWorld, Adrenaline

Adicionar aos favoritos o Link permanente.