Unread, leitor de feeds RSS, é lançado para Mac com extensão e widgets

Unread para macOS

O leitor de feeds RSS Unread, já disponível para iOS e iPadOS há alguns anos, foi lançado hoje para macOS. A nova versão da ferramenta incorpora os principais recursos e diferenciais dos aplicativos para as outras plataformas — como a tipografia, os temas coloridos, a função de busca, a gestão de feeds apenas com resumos e a sincronização tanto pela Unread Cloud quanto por serviços como Feedbin, Feedly, Fever, Inoreader e NewsBlur.

Também está disponível no macOS a extensão de compartilhamento para inscrever um feed RSS de um site no Unread, bem como para salvar no app (esta apenas para assinantes). Há, ainda, widgets e recursos para gerir links de artigos. Apesar da harmonização de recursos, trata-se de um app nativo para Mac, feito com os frameworks AppKit e SwiftUI.

Além dos recursos já encontrados nos apps para iOS e iPadOS, a versão para macOS conta com outras duas funcionalidades. Há um menu de sugestões na busca, exibido quando um ou mais títulos de feeds correspondem ao que foi inserido — isso ao procurar artigos usando um termo. Os feeds correspondentes serão mostrados, sendo possível selecioná-los, facilitando encontrar rapidamente textos ao assinar muitos feeds.

Também será possível, ao alternar entre a visualização do feed ou da página da web, ver o resultado da mudança no artigo sendo lido no momento antes de aplicá-la a outros textos no mesmo feed. Após trocar de modo, um botão para estender a escolha para outros artigos será exibido no topo, permitindo ver o resultado antes de decidir.

Em matéria de gerenciamento de assinaturas, pode-se movê-las rapidamente entre pastas e etiquetas apenas arrastando-as.Também há a possibilidade de se cancelar a assinatura de vários feeds de forma simultânea, selecionando-os e apertando o botão correspondente ao comando no menu contextual ou apertando o botão delete no teclado.

Ainda, ao ver uma imagem em tela cheia clicando na fotografia, o Unread buscará e mostrará uma versão com uma resolução maior, quando disponível. No iOS/iPadOS, a versão 4.0 do app traz um novo ícone com um fundo em grafite, similar ao do Mac, enquanto textos e artigos de ajuda foram atualizados para ficarem semelhantes aos da versão do software para macOS.

O Unread é gratuito, mas conta com uma versão Premium que libera parte dos recursos. A assinatura custa R$25 mensais ou R$150 anuais e exige apenas um pagamento para uso em todas as plataformas. Se você já é um assinante do app para iOS/iPadOS, também será possível aproveitar os recursos pagos no macOS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.