Quarta beta do iOS 18.1 amplia disponibilidade das fotos espaciais e da gravação/transcrição de chamadas

iOS 18.1

Na quarta beta do iOS 18.1 para desenvolvedores, a qual foi disponibilizada hoje (para todos os aparelhos que suportam o iOS 18, vale destacar), a Apple adicionou duas novidades importantes envolvendo aparelhos específicos.

A primeira delas é o suporte à captura de fotos e vídeos espaciais visando o Apple Vision Pro, a qual chegou aos iPhones 15 Pro/15 Pro Mac e adiciona uma aba denominada “Espacial” na parte inferior do app Câmera (Camera) nesses aparelhos.

Posts relacionados

  • iPhones 16 podem ter seu firmware restaurado sem fio por outro aparelho
  • iOS 18: TIM agora suporta conversão e transferência de eSIM pelos Ajustes
  • iOS 18 e iPadOS 18 chegam com novos recursos de personalização, Central de Controle repaginada e mais

Inicialmente, pensava-se que apenas os modelos deste ano suportariam essa novidade — conforme ainda consta no próprio site da Apple —, mas a Maçã optou por incluí-la também nos modelos topos-de-linha lançados no ano passado. A gravação de vídeos espaciais, por sua vez, já é possível há algum tempo nesses dispositivos.

Novo Modo Espacial no app Câmera do iPhone na Beta 4 do iOS 18.1

“Registre fotos e vídeos espaciais com profundidade excepcional para visualização no aplicativo Fotos no Apple Vision Pro”, diz a Apple na descrição do recurso quando o usuário ativa o novo modo no app Câmera pela primeira vez.

Para melhores resultados, a Maçã recomenda manter o iPhone estável e na orientação paisagem (na horizontal) durante a captura. Os vídeos são gravados em resolução 1080p a 30fps, com um minuto correspondendo a cerca de 130MB.

Gravação e transcrição de chamadas em mais aparelhos

Outra novidade é a chegada dos recursos de gravação e transcrição de chamadas a todos os aparelhos que suportam o iOS 18 — o que significa que eles não dependerão da Apple Intelligence para funcionar.

Por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos, na Austrália, na China, em Hong Kong, no México e na Coreia do Sul, a novidade permite ao usuário tocar em um botão durante uma chamada para gravá-la e gerar uma transcrição da conversa.

A gravação de chamadas + o recurso de transcrição do iOS 18.1 não requerem a Apple Intelligence, com exceção para os RESUMOS das transcrições.
A Beta 4 do iOS 18.1 aparentemente expande a gravação + transcrição de chamadas para o iPhone XS e mais recentes.
[Última atualização – graças a todos que verificaram para mim!]

Apenas o recurso que permite gerar um resumo da transcrição requer a Apple Intelligence — de modo que ele permanece restrito aos iPhones 15 Pro/15 Pro Max e, obviamente, à linha iPhone 16.

Outras novidades

  • Em dispositivos compatíveis com a Apple Intelligence, a opção de Digitar para a Siri exibirá várias sugestões baseadas em texto, que mudam dependendo do que o usuário está digitando. Com isso, a assistente virtual tentará completar a pergunta ou frase do usuário e verificar o que ele pode estar procurando.
  • A seção Conectividade da Central de Controle mostrará ícones — do AirDrop, do Bluetooth, do Wi-Fi e de redes móveis — maiores e organizados em uma grade de dois por dois.

O iOS/iPadOS 18.1 e demais sistemas serão liberados para todos em algum momento no próximo mês.

via MacRumors, AppleInsider

Adicionar aos favoritos o Link permanente.