“Nunca mais a guerra”, afirma Leão 14 em sua primeira bênção dominical na Praça de São Pedro. Pontífice homenageia ainda mães e envia recado aos jovens.Em sua primeira bênção dominical na Praça de São Pedro, o papa Leão 14 pediu neste domingo (11/05) uma paz genuína e justa na Ucrânia e um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Cerca de 100 mil fiéis estiveram presentes no local, segundo a polícia de Roma.
“Depois desse cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o papa Francisco, eu me dirijo também aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: nunca mais a guerra”, afirmou o pontífice durante a bênção que durou cerca de 12 minutos.
Em seguida, Leão 14 falou sobre o conflito na Ucrânia e pediu a libertação dos prisioneiros e crianças. “Trago no meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano, e que se faça tudo o possível para alcançar o mais rápido possível uma paz autêntica, justa e duradoura.”
“Sinto a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza, que cesse imediatamente o fogo, que sejam prestados os socorros humanitários a toda a população civil e que sejam libertados todos os reféns”, continuou Leão 14.
O papa também expressou alegria com o cessar-fogo acordado entre Índia e Paquistão, lembrou que ainda há muitos conflitos no mundo e pediu a Jesus o “milagre da paz”.
Mensagem aos jovens
Durante a bênção, Leão 14 se dirigiu também aos jovens e rezou pelas vocações sacerdotais e religiosas. “A Igreja tem necessidade delas, e é importante que os jovens e as jovens encontrem nas nossas comunidades acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos.” O papa pediu ainda que jovens não tenham medo de aceitar o convite da Igreja.
Leão 14 evocou também o Dia das Mães, celebrado neste domingo em vários países do mundo e pediu uma oração por elas. “Envio uma cara saudação a todas as mães e uma oração por elas, e também por aquelas que estão no céu. Um bom Dia das Mães a todas as mães.”
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado ao mundo como o novo líder da Igreja Católica, na sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, na quinta-feira, após dois dias de conclave. Ele adotou o nome de Leão 14 e sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Nascido em 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, Leão 14 é o segundo papa vindo do continente americano, depois de seu antecessor, o argentino Francisco (Jorge Mario Bergoglio), de quem era próximo. Grande parte de sua trajetória missionária aconteceu no Peru, onde trabalhou por duas décadas e ganhou cidadania.
cn (AFP, EFE, Lusa)
O post Papa Leão 14 pede fim das guerras na Ucrânia e em Gaza apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.