
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsabilizou Joe Biden pela retração de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre de 2025.
A declaração ocorreu logo após a divulgação oficial dos dados econômicos.
Trump utilizou suas redes sociais para reforçar que o desempenho negativo ainda reflete decisões da administração anterior.
Segundo ele, a economia americana passa por uma fase de transição.
Trump afirmou que sua política econômica começará a mostrar resultados positivos nos próximos meses.
“Este é o mercado de ações de Biden, não de Trump. Só assumi em 20 de janeiro”, publicou.
Trump nega culpa e promete recuperação
Segundo o presidente, os indicadores negativos refletem ainda os efeitos da gestão anterior e não estão relacionados às políticas de seu novo governo.
De acordo com ele, as tarifas comerciais — um dos principais pilares de sua estratégia econômica — ainda estão em fase de implementação.
Por isso, os efeitos positivos dessas medidas ainda não foram totalmente percebidos pela economia real e pelos indicadores oficiais.
Além disso, o presidente ressaltou que diversas empresas já iniciaram processos de mudança ou retorno de operações industriais para os Estados Unidos.
Trump atribuiu essa reindustrialização inicial às ações tomadas nos primeiros meses de seu governo, com foco em competitividade, desoneração e segurança energética.
“Nosso país prosperará, mas precisamos nos livrar do ‘excesso’ de Biden”, declarou o presidente, reforçando o discurso de que herdou um cenário econômico enfraquecido.
PIB abaixo do esperado gera reações
O PIB americano encolheu 0,3% entre janeiro e março, contrariando as expectativas do mercado.
Os analistas previam estabilidade ou uma leve alta. Ainda assim, Trump garantiu que os fundamentos econômicos estão sendo reconstruídos.
Contudo, ele reconheceu que será necessário tempo para estabilizar todos os indicadores.
“Quando o boom começar, será como nenhum outro. SEJA PACIENTE!!!”, escreveu, pedindo confiança dos americanos.
Portanto, mesmo diante do resultado negativo, Trump reforçou seu discurso de otimismo e atribuiu os dados ruins ao legado econômico da administração anterior.
O post Trump culpa Biden por queda do PIB e pede paciência apareceu primeiro em BPMoney.