Grok, IA do X, é treinada com posts de usuários; saiba como desativar

Logo do Grok, IA do X, em um smartphone

O X (antigo Twitter), ativou recentemente de forma automática uma configuração que permite à empresa treinar o Grok, seu chatbot de inteligência artificial, a partir de publicações dos usuários.

Sobre esse treinamento, a rede também explica que alguns dados podem ser compartilhados com a xAI (também de propriedade de Elon Musk).

Para melhorar continuamente a sua experiência, podemos utilizar seus posts no X e também suas interações com usuários, informações e resultados com o Grok para fins de treinamento e ajuste fino. Isso significa que suas interações, perguntas e respostas também podem ser compartilhadas com nosso prestador de serviços da xAI para esse fim.

Infelizmente, a rede habilitou a nova configuração por padrão; a boa notícia, porém, é que você pode desativar e também excluir o histórico de conversas com a IA. A conta @Safety do X divulgou que a opção está disponível para todos os usuários na web e que “em breve será lançada no celular”.

Todos os usuários do X têm a capacidade de controlar se suas postagens públicas podem ser usadas para treinar o Grok, o assistente de pesquisa de IA. Essa opção é um acréscimo aos seus controles existentes sobre se suas interações, entradas e resultados relacionados ao Grok podem ser utilizados. Essa configuração está disponível na plataforma da web e em breve será lançada no celular.
Essa opção de privacidade está disponível nas mesmas configurações de privacidade acessíveis a todos os usuários do X, tornando-a facilmente acessível com apenas alguns cliques. Saiba mais em nossa Central de Ajuda: help.x.com/en/using-x/abo…

Ao acessar o X na web, você deve clicar em “Mais” na aba lateral esquerda e, em seguida, na opção “Configurações e privacidade”. Feito isso, selecione “Privacidade e segurança” e desça até o menu “Grok” — e então basta desmarcar a caixa para optar por não permitir que suas postagens sejam usadas ​​para treinamento da IA.

A outra forma de não permitir que o Grok tenha acessado às suas publicações é ter uma conta privada, como detalhado nessa página de suporte da rede.

via TechCrunch

Adicionar aos favoritos o Link permanente.