Setor bancário sofreu quase 2 milhões de tentativas de fraude

Setor concentrou 54% das tentativas de golpes registradas no 1º trimestre (Foto: Towfiqu barbhuiya/Unplash)
Setor concentrou 54% das tentativas de golpes registradas no 1º trimestre (Foto:
Towfiqu barbhuiya/Unplash)

O setor bancário sofreu um total de 1.871.979 de tentativas de fraudes registradas no primeiro trimestre de 2025, quase 2 milhões. O segmento de bancos e cartões é o mais visado pelos golpistas. Os dados do Serasa Experian foram publicados na quinta-feira (12).

O setor de Bancos e Cartões concentrou 54% das tentativas de fraudes registradas entre janeiro e março de 2025. O aumento foi expressivo em comparação anual e demonstra o avanço das fraudes digitais. Segundo o Serasa Experian, os golpistas preferem alvos de alto valor e alta exposição.

Segundo o Relatório de Identidade e Fraude 2025, os cartões de crédito são o principal alvo de golpes, com 53,8% dos brasileiros afirmando que já foram vítimas ou conhecem alguém que foi vítima. Além disso, esse tipo de golpe é o que mais gera preocupação, com 27,5% dos entrevistados colocando-o como o mais temido.

Sobre a concentração de golpes no setor bancário, o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, declarou: “Investir em tecnologias que detectam comportamentos suspeitos em tempo real é essencial para proteger milhões de transações financeiras, reduzindo perdas e fortalecendo a confiança no sistema bancário”.

Seguindo o ranking, aparecem os segmentos de Serviços, 31,9%; Instituições Financeiras,6,7%; Telefonia, 5,7%; e Varejo (1,7%).

Pix automático: BC publica regras para evitar fraudes

O Banco Central (BC) publicou uma lista de regras para empresas, a fim de evitar fraudes no Pix Automático.

O Pix Automático só poderá ser recebido por empresas com, pelo menos, seis meses de CPNJ ativo. Além disso, os bancos serão obrigados a verificar a idoneidade dos CNPJs que irão receber as transações, disse o Finsiders Brasil. A opção será gratuita para a pessoa pagadora.

O sistema que promete facilitar pagamentos recorrentes – como boletos de água, luz e telefone – foi lançado na quarta-feira (4) pelo Banco Central em um evento com a presença de Gabriel Galípolo, presidente da autarquia.

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