Joia, chocolate e hotel puxam inflação do Dia dos Namorados; veja ranking

Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que joias e bijuterias (24,1%), chocolate (22%) e hospedagem (11,3%) são os produtos e serviços que devem puxar a inflação do Dia dos Namorados pra cima na comparação com 2024.

Por outro lado, bebidas alcoólicas (-0,3%), aparelhos telefônicos (-0,4%) e flores (-0,6%) tendem a apresentar ligeira queda em relação aos preços praticados na mesma data de 2024.

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Apesar da média dos itens mais consumidos da data ter ficado 6,3% acima do que em 2024 e da inflação acumulada de 5,4% registrada pelo IPCA, o setor de comércio está confiante de que o volume de vendas deverá totalizar R$ 2,75 bilhões, descontada a inflação. Essa alta deve significar um avanço de 3,2% em relação ao ano passado.

Confira a variação de preço entre os itens mais comprados na data

Itens 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025*
Joias e bijuterias 3,4 9,7 19,7 5,5 3,8 0,3 24,1
Chocolates -0,3 -1,7 7,8 9,5 9,8 3,3 22
Hospedagem 3,6 -3,8 -4,3 19,8 14,1 9,1 11,3
Casa noturna 0,8 5,2 -1,4 -3,3 0,8 2,5 9,4
Alimentação fora do domicílio 3,7 4,6 6,6 7 7,1 4,7 7,9
Perfume 2,8 -3,9 11,5 6,8 17,2 4 6,9
Total Cesta 2,5 2,3 5 10,5 8,4 3,4 6,3
Livro 4,8 7,6 -1,9 11 11,8 12,7 5,7
IPCA 3,8 1,9 8,1 11,9 3,4 4,1 5,4
Roupa masculina 0,8 1 3,3 20,1 11,3 3,3 5,2
Pacote turístico 4,2 2,9 5,9 22,1 9,8 -4,5 4,1
Relógio de pulso 4,9 -4,8 12,6 9 1,2 1,3 3,8
Artigos de maquiagem -3,6 2,2 -4,8 17,7 10,6 4 3,7
Roupa feminina -0,2 -1,9 0,6 16 9,3 1,9 3,6
Sapato masculino 0,8 -1,6 2,6 15,4 17 2,3 3,5
Sapato feminino -2,7 -0,5 -0,3 16,8 14,8 2,8 3,4
Produto para pele -0,7 4,4 4,2 12,3 11,4 7,6 3,4
Cinema, teatro e concertos 8,9 1,9 -0,8 10,2 -0,5 5,6 2,2
Tênis 0 -1,4 6 17,1 11,8 5 0,7
Bolsa -4,5 -0,9 3,2 15,6 7,6 0,5 0,1
Bebidas alcoólicas 2,9 2,6 13,3 11,3 5,4 13,1 -0,3
Aparelho telefônico -2,4 -0,5 4 1,5 -3,6 -9 -0,4
Flores naturais 3,7 -0,4 16,3 23,8 -0,9 -0,9 -0,6

Esse otimismo se justifica pelo notório dinamismo do mercado de trabalho. No primeiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação alcançou o piso histórico, equivalente a 7% da força de trabalho. Esse movimento, associado ao avanço de 4% no rendimento real do trabalho ante o mesmo período do ano passado, produziu um aumento real de 6,9% na massa real de investimentos, conforme atesta o indicador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Carro-chefe das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 1,077 bilhão, o equivalente a 40% do total. Em relação ao ano passado esse ramo do varejo tende a apresentar avanço de 1,3%.

O segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos deve responder por fatia relevante das vendas totais (R$ 806 milhões ou 29% do total), devendo acusar variação de 1,1% no comparativo anual. Em seguida, as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar 6,6%, mas devem responder por quase 12% de toda a movimentação financeira esperada.

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