A partir desta terça-feira, 27, o resgate de valores do Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central, passa a ser feito por novo procedimento. Agora, quem tiver valores a resgatar pode habilitar a solicitação automática. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate.
+ Consulte aqui se você tem valores a receber
+ Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?
Os valores a receber são também conhecidos como “dinheiro esquecido”, um saldo remanescente de instituições financeiras como bancos e consórcios que ficaram em contas de cidadãos ou empresas e que nunca foram reclamados ou transferidos.
A adesão ao novo serviço é opcional, mas exclusiva para pessoas físicas. Está disponível apenas para quem possui chave Pix do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave e quiser fazer a habilitação automática no SVR, deve cadastrá-la em sua instituição financeira.
Para habilitar a solicitação automática no SVR é necessário acessar a plataforma com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e ativar a verificação em duas etapas.
O Banco Central destaca que o cidadão com habilitação automática no SVR não receberá aviso quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.
As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas.
O post Valores a receber: saiba como habilitar pedido automático de resgate de dinheiro esquecido apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.