

O ator Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator e o cineasta Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu de Melhor Direção pelo filme “O agente secreto” no Festival de Cannes. A cerimônia de encerramento do evento acontece neste sábado (24), quando será anunciado o vencedor da Palma de Ouro.
A produção brasileira, que concorre à principal categoria do festival, é um thriller político ambientado no final dos anos 1970, durante o período da ditadura militar no Brasil. O filme também foi reconhecido pelo júri da Fipresci, principal associação de críticos de cinema mundial, como melhor filme do festival, além de receber o Prix des Cinémas Art et Essai, concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.
O Brasil não vence a Palma de Ouro há 63 anos. A única vez que uma produção nacional conquistou o principal prêmio do festival foi em 1962, com “O pagador de promessas”, de Anselmo Duarte.
Os filmes premiados em Cannes costumam ter destaque nas premiações do Oscar. Em 2024, “Anora”, de Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro, conquistou posteriormente os prêmios de Melhor Filme, Diretor, Atriz (Mikey Madison), Roteiro e Montagem na premiação americana.
Entre os demais vencedores do Festival de Cannes 2025, Jean-Pierre e Luc Dardenne receberam o prêmio de Melhor Roteiro por “Young mothers”. O Prêmio Especial foi para “Resurrection”, de Bi Gan, enquanto a Camera d’Or, que reconhece diretores estreantes, foi concedida a “The president’s cake”, de Hassan Hadi.
“My father’s shadow”, de Akinola Davies Jr, recebeu menção especial da Camera d’Or. Na categoria de curtas-metragens, a Palma de Ouro foi para “I’m glad you’re dead now”, de Tawfeek Barhom, com “Ali”, de Al Rajeev, recebendo menção especial.
O Prêmio do Júri foi dividido entre “Sirat”, de Oliver Laxe, e “The sound of falling”, de Mascha Schilinski.
- LEIA TAMBÉM: Filme brasileiro ‘O agente secreto’ conquista dois prêmios em Cannes
Veja a lista de vencedores do Festival de Cannes 2025:
Melhor Roteiro: Young Mothers, de Jean-Pierre and Luc Dardenne
Melhor Ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto
Prêmio Especial: Resurrection, de Bi Gan
Camera d’Or: The President’s Cake, de Hassan Hadi
Menção especial da Camera d’Or: My Father’s Shadow, de Akinola Davies Jr
Palma de Ouro para curta-metragem: I’m Glad You’re Dead Now, de Tawfeek Barhom
Menção especial da Palma de Ouro para curta-metragem: Ali, de Al Rajeev
Melhor Direção: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto
Prêmio do Júri: Sirat, de Oliver Laxe, e The Sound of Falling, de Mascha Schilinski
O post Wagner Moura ganha Melhor Ator e Kleber Mendonça vence como diretor em Cannes apareceu primeiro em Tribuna de Minas.