
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu dia 22 o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, em visita oficial ao Parlamento brasileiro. O encontro reafirmou os laços de cooperação entre os dois países e destacou o papel do Legislativo na ampliação das relações bilaterais.
Durante o discurso, Motta lembrou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975, e ressaltou as oportunidades existentes na parceria. “Temos potenciais e desafios que abrem possibilidades significativas. A diplomacia parlamentar da Câmara deve ser uma ferramenta para construir um futuro mais próspero para todos os brasileiros e queremos avaliar os meios para melhorar essa parceria”, afirmou.
João Lourenço, por sua vez, destacou a importância da atuação parlamentar nas relações internacionais e defendeu a ampliação de acordos nas áreas de agricultura, pecuária e energia. “Temos o objetivo de procurar e reforçar as relações de amizade e cooperação entre Angola e Brasil. Ganham ambos com essa nossa relação, que é exemplar. No momento em que o mundo atravessa uma ameaça de crise alimentar e energética, Angola e Brasil podem contribuir para minimizar essa carência de alimentos de que o mundo padece neste momento”, declarou.
Câmara dos Deputados
Criado em 1989, o Grupo Parlamentar Brasil-Angola atua na Câmara dos Deputados promovendo debates e iniciativas de interesse mútuo entre os dois países. No ano passado, foi promulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva um decreto, aprovado pelo Congresso Nacional, que regulamenta acordos sobre serviços aéreos entre Brasil e Angola.
A visita do presidente angolano ao Brasil ocorre durante a Semana da África e também integra a programação do 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. João Lourenço será recebido nesta sexta-feira pelo presidente Lula, dando continuidade à agenda bilateral.
(Com Agência Câmara).
O post Presidente da Câmara recebe chefe de Estado de Angola apareceu primeiro em Capitalist.