
O Spotify revelou que as assinaturas do seu plano Premium aumentaram de maneira expressiva entre usuários de iOS, após a liberação da Apple para que desenvolvedores possam incluir links de pagamento externo dentro dos aplicativos nos Estados Unidos.
De acordo com o TechCrunch, essa informação foi divulgada em um documento apresentado pela empresa em apoio à Epic Games — que ainda enfrenta a Maçã em diversas instâncias da Justiça americana.
Posts relacionados
- CEO do Spotify volta a criticar a Apple em expectativa por decisão da UE
- Epic Games, Stripe e mais se preparam para pagamentos fora da App Store
- Em meio a pressões, Apple faturou US$27 bi com a App Store em 2024
Assim que a decisão judicial entrou em vigor, obrigando a empresa a permitir que desenvolvedores mostrem opções de pagamento fora da App Store, o Spotify foi rápido em atualizar seu aplicativo no iOS.
Diante dessa novidade, a versão mais recente do app de streaming agora informa os preços dos planos, redireciona o usuário para o site oficial da plataforma para assinar o Premium e também facilita a compra de audiolivros.
Segundo dados internos, o Spotify já percebeu um impacto claro: mais usuários do iOS estão assinando o plano Premium. Enquanto isso, a taxa de conversão no Android —onde essas informações sempre estiveram disponíveis — se manteve estável.
“A ordem judicial trouxe benefícios reais para os desenvolvedores e, principalmente, para os consumidores”, afirmou a empresa no documento. Além do crescimento nas assinaturas, o streaming destacou que a liberação abriu espaço para lançar novos recursos que antes eram inviáveis dentro das regras da App Store.
Apesar de não divulgar números exatos, a empresa diz que o crescimento foi expressivo logo nas primeiras semanas após a mudança.
O serviço se junta a outras gigantes do setor, como a Microsoft, no apoio à Epic. A Apple, contudo, tentou reverter a decisão na Justiça e pediu a suspensão temporária da ordem, mas o Tribunal de Apelações manteve o cronograma do processo.
Enquanto isso, após cinco anos fora da App Store, o jogo Fortnite voltou ontem à loja Maçã nos Estados Unidos, marcando mais um capítulo importante nesse imbróglio que poderá mudar de vez as regras do mercado de aplicativos.