
A presença de pelo menos um vigilante com arma de fogo pode se tornar obrigatória em todas as escolas da rede municipal de Juiz de Fora, caso os vereadores aprovem e a prefeita sancione um Projeto de Lei, que começou a tramitar na Câmara Municipal na última sexta-feira (16).
A autora do projeto, vereadora Roberta Lopes (PL), justifica a necessidade de armas nas escolas porque “precisamos salvaguardar nossas crianças em um ambiente que deve ser totalmente livre de perigo, para a integral promoção do ensino e da aprendizagem”, já que “não é incomum notícias de atentados violentos nas escolas do Brasil e do mundo”.
Todas as escolas também deveriam ser monitoradas por câmeras, pelo “Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede de Ensino”. Os equipamentos ficariam na entrada das escolas, nos pátios de convivência comum e dentro das salas de aula, armazenando as imagens por pelo menos 60 dias.
Além disso, a proposta prevê que as escolas elaborem um plano de emergência com protocolos de identificação, ação e fuga em potenciais situações de risco. Haveria um treinamento conjunto mensal – com conteúdo teórico e prático – e uma simulação surpresa semestral.
- LEIA MAIS notícias sobre Política aqui
O post Vereadora propõe vigilantes com armas de fogo em todas as escolas municipais apareceu primeiro em Tribuna de Minas.