O Ministro da Agricultura Carlos Fávaro realizou uma entrevista coletiva na noite desta segunda-feira, 19, para atualizar a situação de emergência da gripe aviária no país. São seis investigações em curso, duas delas sendo em aves comerciais. Dois focos foram confirmados pelo órgão. O Mapa também apontou que o vírus chegou por rota migratória.
+Gripe aviária: exportação de frango do Brasil está com restrições para 17 destinos; veja lista
Os casos confirmados foram em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.
Ao contrário do que chegou a ser ventilado na imprensa, o ministro afirmou a pasta não vai pedir reforço orçamentário por conta dos casos de gripe aviária.
Fávaro também explicou que a última granja deve ser desinfectada nesta terça-feira, 20, e, a partir da quarta-feira, o Brasil pode se decretar livre da doença em 28 dias.
Até o momento, 11 países informaram ao Brasil a suspensão de importação de frangos de todo o território nacional. Foram eles: México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina; Cuba e Bahrein, proibiram somente as aves do RS e o Japão suspendeu a importação somente da região de Montenegro (RS). Além deles, o Brasil suspendeu a certificação nacional do frango para China, União Europeia e África do Sul.
O post Vírus da gripe aviária chegou por rota migratória, diz ministro apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.