O Ministério da Fazenda divulgou nesta segunda-feira, 19, uma projeção de crescimento maior para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2025. De acordo com o Boletim Macrofiscal, elaborado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a economia deve crescer 2,4% este ano, levemente acima dos 2,3% projetados em março.
Segundo a SPE, a revisão está relacionada à maior expectativa de crescimento no primeiro trimestre e ao aumento esperado para a produção agropecuária no ano. A projeção é que o setor agro tenha expansão de 6,3% no ano, enquanto a indústria de 2,2% e de 2% para o setor de serviços.
Para o segundo semestre, a expectativa é que a economia deva reduzir a aceleração registrada no primeiro trimestre, ficando próxima à estabilidade na segunda metade do ano. O PIB previsto pelo governo para o primeiro trimestre é de alta de 1,6%. Em março, a expectativa era de 1,5%.
“Apesar da moderação no ritmo de crescimento de setores cíclicos e de menores impulsos vindos do mercado de trabalho e crédito, a perspectiva é de aceleração do crescimento do PIB na margem, repercutindo, principalmente, o forte crescimento esperado para a produção agropecuária. Resultados observados pouco melhores que o esperado para a indústria e serviços levaram a um aumento marginal nessa projeção.”
Para 2026, o crescimento previsto é de 2,5%.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador também chamado de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje, registrou alta de 0,8% em março na comparação com o mês anterior e encerrou o primeiro trimestre com expansão de 1,3%.
A leitura do mês ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%, e mostrou aceleração em relação à alta de 0,5% registrada em fevereiro, em dado revisado pelo BC de um crescimento de 0,4% informado antes.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 3,5%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um ganho de 4,2%.
O resultado oficial do PIB no 1º trimestre será divulgado pelo IBGE no dia 30 dia maio.
(em atualização)
O post Governo passa a ver alta maior do PIB em 2025 apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.