
Em artigo publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos, o sociólogo Pedro Ribeiro expôs seus pensamentos ao reagir à apresentação do novo papa Leão XIV ocorrida no dia 08 de maio. Sua intenção era de encontrar pistas sobre os que seriam as linhas mestras do pontificado, tanto nos símbolos, gestos e discurso.
Para tanto, ele realiza uma interessante metáfora daquele cerimonial com a execução de uma ópera. “O ritual espetacular de apresentação do novo papa pode ser comparado à música de abertura que precede grandes óperas: em alguns minutos a orquestra apresenta os principais temas que serão desenvolvidos ao longo da ópera pelo canto e pela orquestra. Indicador disso é que o discurso foi lido, e não improvisado como fizeram seus antecessores. Se vale esse paralelismo, ao analisar a abertura teremos pistas para prever quais serão as linhas mestras do pontificado que ora se inicia.”
Então, ele percebeu em meio as notas dessa abertura, quatro sinais:
“1. O nome já diz muito. Leão XIV evoca a figura de Leão XIII e a inauguração da Doutrina Social da Igreja. Embora defeituosa na análise do capitalismo, pela primeira vez na época moderna a Igreja institucional assumia a “questão social” como digna de sua atenção em vez de condenar como “socialista” quem assumia as causas das classes trabalhadoras. Se Leão XIV seguir essa mesma inspiração, vai incentivar a Igreja Católica a avançar nas linhas assumidas por Francisco: Grito da Terra, grito dos Pobres; Terra, Teto e Trabalho; Solidariedade e Amizade Social, e outros temas que coincidem com os objetivos dos Movimentos Sociais.
- As vestes solenes também dizem muito, especialmente após o exemplo de Francisco que as recusou (dizendo que o carnaval já havia passado). Leão XIV parecia sucessor direto de Bento XVI. Ao optar pelas vestes solenes, Leão XIV aponta que vai governar a Igreja com o poder que a instituição lhe confere, e não com o carisma profético – pessoal e intransferível – de Francisco. Assim, temos um Papa da institucionalidade eclesial para substituir um Papa profético. Isso pode consolidar os avanços feitos até agora, mas renuncia-se a seguir em frente.
- A primeira frase foi “A paz esteja com todos vocês”. No atual contexto de guerra, iniciar um mandato com uma mensagem de paz, e acrescentar que é uma paz “desarmada e desarmante” quando a Europa faz opção pelo armamentismo, é um sinal auspicioso. Leão XIV não desempenhará o papel de “sacristão do Ocidente”, como disse certa vez Francisco. Com efeito, pelo que se sabe, o atual Papa é um homem de coragem, capaz de enfrentar poderosos em favor da Paz.
- Ao falar em espanhol para saudar o povo a quem serviu como missionário e bispo, mas não ter falado em inglês – sua língua materna – o Papa sinalizou que sua identidade nacional importa menos do que sua identidade eclesial. É um sinal auspicioso, se interpretado como desapego aos particularismos nacionais, mas fico pensando que talvez seja mais apego à Igreja como instituição à qual dedica sua vida do que ao Povo cujas necessidades religiosas atendeu.”
Se seguirmos a metáfora do pensador, o que seguiu à Abertura dessa ópera foi um Ária de infinitas vozes com análises distintas, dando relevância maior ou menor a esses mesmos sinais e a outros que indicariam também diferentes possíveis linhas mestras para o pontificado.
Na sua grande maioria, o que predominou foi a especulação acerca da escolha do nome, com resgate dos 13 antecessores de mesmo nome, principalmente o último claro, mas também de Frei Leão, amigo e secretário de São Francisco de Assis. Segundo alguns cardiais presentes, Leão XIV quis além de remorar o pontificado de Leão XIII, um gesto seu de ter visitado o convento agostiniano de sua cidade natal. Ora Prevost, o novo papa, é agostiniano. O primeiro a estar à frente da Igreja Católica.
Mas também disputou as discussões a nacionalidade de nascimento e de naturalização do Papa e como isso se relacionava com os EUA e seu atual governante. Apesar de saudado por ele, o novo Pontífice deu indícios de que deve seguir linha do antecessor, Francisco, criticado por católicos conservadores que fazem parte do governo republicano de Trump.
Claro que houve também muita busca pelo passado do Santo Padre e nós mineiros tivemos a graça de recuperar sua passagem por nossa terra onde provou o tradicional frango com quiabo! Mas foi seu trabalho missionário no Peru que mais inspirou reflexões sobre o seguimento da proposta de uma igreja em saída de seu antecessor.
Como era de se esperar, também proliferaram fake news e tentativas de manipulação de imagens e discursos.
Seguimos esperançosos e em oração acompanhando os acordes do primeiro ato do que promete ser uma grande ópera.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.
O post ¡Habemos Papa! apareceu primeiro em Tribuna de Minas.