Argentina suspende compra de frango do Brasil; Paraguai emite alerta

Argentina teve casos de gripe aviária em granjas comerciais no ano de 2023.

A Argentina suspendeu, nessa sexta-feira (16), a importação de frango do Brasil. A restrição ocorre após a confirmação do primeiro registro de gripe aviária em granja comercial no país, no município gaúcho de Montenegro.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Reforma migratória da Argentina será debatida em reunião do Mercosul

Além da Argentina, China e União Europeia já anunciaram medidas similares. O Paraguai, por sua vez, emitiu um alerta em relação aos riscos de que a doença também chegue às aves das granjas locais.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) argentino, a suspensão inclui todos os produtos avícolas brasileiros. Em 2024, o país vizinho importou cerca de quatro mil toneladas de frango e derivados do Brasil.

Não há, pelo menos por enquanto, prazo para o retorno das exportações à Argentina, que dependerá da comprovação da efetividade das medidas de controle.

No início de 2023, a Argentina enfrentou situação similar, com a descoberta do vírus da gripe aviária em granjas comerciais. A retomada das vendas externas ocorreu apenas em agosto daquele ano, após comprovação do sucesso da erradicação.

A gripe aviária circula entre populações de aves silvestres de várias partes do continente, incluindo Brasil e Argentina. Quando chega a ambientes confinados como granjas, espalha-se rapidamente, provocando a morte de grandes quantidades de animais.

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, não há riscos no consumo de carne ou ovos por seres humanos.

Alerta máximo no Paraguai

Ao contrário da Argentina, o Paraguai não determinou a suspensão das importações de produtos avícolas brasileiros. Entretanto, emitiu “alerta máximo” para evitar a chegada do vírus da gripe aviária às granjas comerciais do país.

De acordo com o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), trabalhadores que atuam no setor deverão redobrar os cuidados sanitários. “A rápida notificação permitirá adotar ações adequadas”, justificou o órgão.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Argentina suspende compra de frango do Brasil; Paraguai emite alerta apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.