Samsung revela painel OLEDoS de 5.000 ppi para dispositivos de realidade estendida

Durante a Society for Information Display (SID) 2025, a Samsung revelou o painel OLEDoS de 5.000 ppi para dispositivos de realidade estendida. Trata-se de uma inovação considerável, pois a tela pode alcançar também brilho máximo de 15.000 nits e taxa de atualização de 120 Hz.

Baseado na tecnologia OLED-on-Silicon (OLEDoS), o novo painel de 1,4 polegadas apresenta cobertura de 99% do gamut de cores DCI-P3, oferecendo cores mais vibrantes e precisas.

Segundo a sul-coreana, a resolução atingida é tão alta que supera a de uma TV 8K — um marco impressionante para uma tela compacta. A gigante da tecnologia também apresentou uma variante RGB OLEDoS com 4.200 ppi e brilho máximo de 20.000 nits.

Leia mais

  • Samsung Galaxy S25 Edge x Samgung Galaxy S25: quais são as diferenças?
  • Samsung deve liberar OneUI 8 baseada no Android 16 até setembro
  • Samsung pode desistir de lançar o Galaxy S26 Plus [RUMOR]

Inovação com painéis OLEDoS

Para contextualizar a informação, durante a CES 2025, a Samsung exibiu um painel de 10.000 nits. Em 2024, o limite era de 5.000 nits. A evolução está acontecendo em um ritmo acelerado.

Diferentemente de painéis OLED convencionais, que utilizam substrato de vidro, o OLEDoS deposita materiais orgânicos diretamente sobre uma pastilha de silício. Isso permite pixels com somente dezenas de micrômetros, viabilizando as altas resoluções mencionadas, mas em áreas mínimas.

Displays com menos de 2 polegadas são ideais para headsets de realidade aumentada (AR), mista (MR), virtual (VR) e estendida (XR).

Com recursos avançados, Samsung revela painel OLEDoS de 5.000 ppi com múltiplas abordagens

Atualmente, a sul-coreana está produzindo dois tipos de OLEDoS:

  • White OLED + Filtros RGB: Usa uma fonte de luz branca com camadas de filtro de cores;
  • RGB direto: Subpixels vermelhos, verdes e azuis independentes, eliminando a necessidade de filtros e garantindo maior brilho e fidelidade cromática.

Embora a tecnologia esteja voltada para dispositivos de realidade estendida (XR) de próxima geração, a companhia confirmou que o seu próprio headset ainda em desenvolvimento não usará esses painéis por enquanto.

Com mais esta inovação, a Samsung busca reafirmar sua posição como a fabricante de telas mais avançadas do mundo.

E aí? O que achou desta publicação? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: sammobile

Conteúdo Relacionado
Samsung apresenta painel QD-EL de nova geração com brilho de até 400 nits

Melhor até que OLED?

Samsung apresenta painel QD-EL de nova geração com brilho de até 400 nits

Adicionar aos favoritos o Link permanente.