

A edição 2025 do tradicional “Pint of Science”, que leva ciência aos bares da cidade, vai reunir pesquisadores e a população geral para debater temas como mudanças climáticas, desinformação e consumo acelerado entre os dias 20 e 21 de maio. Com o objetivo de mostrar que todo lugar é para falar de ciência, o festival internacional envolve mais de 500 bares espalhados pelo mundo e incentiva a divulgação dos estudos realizados em instituições de pesquisa de forma descontraída, sempre relacionando com assuntos do cotidiano.
Em Juiz de Fora, o evento acontece no Experimental Bar, no Bar do Luiz e, pela primeira vez, na Cervejaria Wurttemberg, localizada na Zona Norte, às 19h. A coordenadora do evento, Fernanda Bombonato, afirma que, além da ampliação territorial, o Ciência ao Bar deste ano também traz uma diversidade maior nos temas das palestras. “Os temas vão desde os impactos ambientais da indústria da moda até questões contemporâneas ligadas à comunicação e desinformação”, afirma Fernanda.
- LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
Confira a programação:
Na terça (20) as palestras são: “Cidades quentes, florestas ameaçadas: o desafio das mudanças climáticas”, no Experimental; “De viagens e destinos: nossas decisões importam ou é papo furado?”, na Cervejaria Wurttemberg; e “Energia de verdade: o que não te contaram sobre o futuro elétrico do Brasil”, no Bar do Luiz.
Na quarta (21) o Experimental recebe o debate: “Planeta em alerta: os impactos em um futuro nada distante”; na Wurttemberg o tema é “Desinformação e memória: quem ganha com o esquecimento?”; já no Bar do Luiz, a questão é: “O consumo vai exterminar a nossa espécie?”
Entre os palestrantes estão as professoras Júlia Castro Mendes, do Departamento de Construção Civil, e Cristina Dias da Silva, que vão falar sobre como construir sem poluir; a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão TBC-Rede: Turismo de base comunitária, Sustentabilidade e Redes, Edilaine Albertino de Moraes, e o pesquisador no Departamento de Ciências Administrativas (CAD), Danilo de Oliveira Sampaio, que vão debater sobre o espaço para turismo sustentável; o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Emanuel Manfred Freire Brandt, e a professora da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF, Janaína Gonçalves de Oliveira, para discutir o futuro da energia renovável no Brasil.
Além desses temas, a professora do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, Camila Neves Silva, e o pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ricardo Guimarães, vão levar para a roda assuntos como antropoceno e formas de produzir sem poluir. Discussões sobre desinformação e memória serão feitas pelo professor do Departamento de História e da Pós-Graduação em História, Marcos Olender, e pelo professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação, Wedencley Alves. A pesquisadora Sue Ellen Costa Bottrel, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e a professora Débora Pinguello Morgado, do Bacharelado em Moda, consumo acelerado e moda sustentável.
Endereços:
- Bar do Luiz (Av. Eugênio do Nascimento, 240 – Aeroporto, Juiz de Fora)
- Experimental Bar (Av. Barão do Rio Branco, 3162 – Passos, Juiz de Fora)
- Cervejaria Württemberg (R. Dias de Gouvêia, 106 – Araújo, Juiz de Fora
O post Ciência ao Bar discute mudanças climáticas, desinformação e consumo acelerado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.